Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Aplauso de vários minutos para antigo Presidente na Praça do Município

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu na sexta-feira, foi hoje homenageado com um aplauso de vários minutos por dezenas de pessoas na Praça do Município, em Lisboa.

Aplauso de vários minutos para antigo Presidente na Praça do Município
Notícias ao Minuto

11:29 - 11/09/21 por Lusa

País Jorge Sampaio

O cortejo fúnebre de Jorge Sampaio chegou às 10h36 à entrada do edifício da Câmara Municipal de Lisboa, naquele que foi o primeiro momento de homenagem pública deste sábado ao que foi também presidente da autarquia da cidade entre 1990 e 1995.

À espera do cortejo fúnebre de Jorge Sampaio, estavam familiares (a mulher, Maria José Ritta, e os dois filhos), o atual presidente do executivo camarário, Fernando Medina, vereadores, deputados municipais, presidentes de freguesia e candidatos nas autárquicas de 26 de setembro, entre outras entidades.

Várias dezenas de populares juntaram-se também à homenagem na Praça do Município, onde se foram concentrando desde antes das 10:00 da manhã.

Na fachada do edifício da Câmara Municipal de Lisboa estão duas faixas com uma fotografia do antigo Presidente e a frase "obrigado Jorge Sampaio".

Houve silêncio na Praça do Município quando o cortejo fúnebre chegou à porta da câmara e durante os minutos em que decorreu a cerimónia protocolar prevista, com a entrega, pelos familiares, das insígnias honoríficas (as condecorações nacionais) do antigo Presidente a três militares da GNR, que as transportaram até ao local do velório, para serem colocadas ao lado da urna.

Em seguida, Fernando Medina fez uma vénia perante o carro fúnebre que transportava o corpo do antigo Presidente e foi depois, quando a família de Jorge Sampaio se dirigiu para a viatura na qual integrou o cortejo, que as várias dezenas de pessoas presentes na praça iniciaram um aplauso que se prolongou por cerca de cinco minutos.

O cortejo fúnebre de Jorge Sampaio deixou a Praça do Município às 10:43, quando convidados e populares ainda aplaudiam o antigo Presidente.

Teresa Pereira, de 54 anos, com uma rosa branca na mão, foi uma das pessoas que esteve na Praça do Município para assistir e participar na homenagem a Jorge Sampaio, em "sinal de profunda gratidão" a "um verdadeiro estadista", que mostrou, "até ao último momento", que "a política é servir o bem comum e não servir os próprios interesses", disse à Lusa.

Palavras como "dignidade", "humanismo", "respeito pelos outros", "grande democrata" foram repetidas pelas diversas pessoas com quem a Lusa falou para justificarem a sua presença neste momento de homenagem a Jorge Sampaio.

Depois da Praça do Município, o cortejo seguiu para o antigo Picadeiro Real, em Belém, onde hoje decorre o velório.

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio morreu na sexta-feira aos 81 anos, no hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras.

Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS (1989-1992), presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1995) e Presidente da República (1996 e 2006).

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto-representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente, presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens sem acesso à educação.

Leia Também: Cortejo fúnebre chegou à Câmara de Lisboa para primeira homenagem pública

Recomendados para si

;
Campo obrigatório