Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal está entre os cinco países mais seguros do mundo

Em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar, tendo vindo a subir na tabela nos últimos anos, alcançando agora a 4.ª posição entre 163 Estados e territórios independentes.

Portugal está entre os cinco países mais seguros do mundo
Notícias ao Minuto

09:49 - 17/06/21 por Notícias ao Minuto

País Global Peace Index

Portugal é um dos cinco países mais seguros do mundo, surgindo apenas atrás da Islândia, da Nova Zelândia e da Dinamarca. Ou seja, é o quarto mais seguro no mundo e o segundo entre os países da União Europeia, de acordo com o relatório do Institute for Economics & Peace

Em comunicado enviado às redações, o ministro da Administração Interna sublinha que "Portugal ser considerado um dos países mais seguros do mundo é um ativo para a qualidade de vida dos portugueses" e "constitui-se como uma vantagem competitiva face a outros países"

Na mesma nota, o MAI destaca que "a questão da segurança está muito longe de ser uma questão estritamente policial" e que a "segurança é hoje um fator decisivo para a captação de investimento, para a captação dos turistas que esperamos voltar a ter, para o reforço da imagem global do país".

"Lembramo-nos facilmente de países que têm um grande potencial como o nosso, nos quais a insegurança limita o desenvolvimento económico, o investimento ou o turismo", frisa o ministro, recordando que o país registou, em 2020, os indicadores mais baixos de criminalidade desde que existe o atual modelo de registo, há mais de 30 anos.

"E é importante recordar que isso foi conseguido num ano tão difícil como este de pandemia que, em muitos países, contribuiu para o aumento da conflitualidade e para o aumento de algumas formas de criminalidade", enaltece ainda.

De referir que, em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar, tendo vindo a subir na tabela nos últimos anos.

A tutela realça ainda que nesta 15.ª edição do Índice, que abrange 99,7% da população do mundo, "conclui-se que o nível global de paz manteve a tendência de deterioração, num mundo em que os conflitos e crises surgidos na década passada começaram a diminuir e a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia Covid-19 – a par das tensões crescentes entre as principais potências". 

Cabrita sublinha que os passos "significativos" que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança "têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste ranking". 

Leia Também: UE. MAI destaca avanços na dimensão externa das migrações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório