Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

'Anel de fogo'. Dia de Portugal vai contar com eclipse solar

O fenómeno vai ser visível em todo o território nacional. No entanto, para conseguir notar é preciso o uso de óculos próprios de segurança.

'Anel de fogo'. Dia de Portugal vai contar com eclipse solar
Notícias ao Minuto

23:21 - 08/06/21 por Notícias ao Minuto

Tech Eclipse solar

No próximo dia 10 de Junho, data em que se celebra o Dia de Portugal, irá ocorrer um eclipse anular do Sol, informa o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

O fenómeno, também conhecido como 'anel de fogo', vai ser visível em todo o território português, mas de forma parcial, isto é, ver-se-á apenas um pouco da Lua a cobrir o Sol. 

Segundo o OAL, o eclipse tem início marcado para as 9h48, passando pelo ponto máximo próximo das 10h32 e terminará perto das 11h21. "A duração total do eclipse é da ordem dos 90 minutos", é detalhado.  

No entanto, os especialistas referem também que o fenómeno será "pouco percetível", pois as percentagens de área solar coberta pela Lua "são muito baixas, variando entre 4% e 10% no Continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira". Ainda assim, o OAL refere que com óculos próprios de segurança será possível notar o eclipse.

"Seja cuidadoso, certifique-se que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar o sol e informe, ajude, quem não sabe", é advertido. 

O eclipse será visível do nordeste da América do Norte, Europa, do norte da Ásia e do Oceano Atlântico norte. 

O que é um eclipse anular?

Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. Contudo, num eclipse anular, o satélite está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor. 

Leia Também: Estudo conclui que "fábricas" de estrelas são pouco eficientes

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório