Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Estudo conclui que "fábricas" de estrelas são pouco eficientes

Um estudo conduzido por uma equipa internacional de astrónomos conclui que os berçários estelares, nuvens de gás e poeira onde nascem estrelas, são diferentes consoante as galáxias que os albergam, duram relativamente pouco tempo e não são muito eficientes.

Estudo conclui que "fábricas" de estrelas são pouco eficientes
Notícias ao Minuto

18:18 - 08/06/21 por Lusa

Tech Astronomia

O estudo, hoje divulgado em comunicado pela Universidade Estatal de Ohio, nos Estados Unidos, mapeou mais de 100 mil destes berçários em mais de 90 galáxias.

O trabalho, que será publicado na revista da especialidade Astrophysical Journal, baseou-se em observações feitas durante mais de cinco anos com o radiotelescópio ALMA, instalado no Chile.

"Cada estrela no céu, incluindo o Sol, nasceu num destes berçários estelares", afirmou, citado no comunicado, um dos coordenadores do trabalho de investigação, Adam Leroy, professor de astronomia na Universidade Estatal de Ohio.

A equipa aponta, ao contrário do que se pensava, que os berçários estelares não são todos iguais, duram um tempo relativamente curto em termos astronómicos e não são muito eficientes a "fabricar" estrelas.

Por exemplo, os berçários estelares tendem a ser mais densos e mais turbulentos nas galáxias maiores ou no centro das galáxias e, neles, a formação de estrelas é muito mais violenta.

Os autores do estudo sugerem que as propriedades destes berçários, e mesmo a sua capacidade de gerar estrelas, dependem das galáxias onde estão localizados.

De acordo com os resultados do trabalho, as nuvens de gás e poeira que formam estrelas duram 10 a 30 milhões de anos, período relativamente curto em astronomia.

Por outro lado, tanto a radiação como o calor das estrelas jovens dispersam e dissolvem as nuvens, possivelmente destruindo-as antes de estas converterem grande parte da sua massa.

Leia Também: NASA vai voltar a Vénus. Anunciadas duas missões não tripuladas

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório