Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Desarticulado gangue 'AKJ'. Praticava crimes violentos e desafiava rivais

Polícia Judiciária desmantelou os 'AKJ' e deteve 20 pessoas com idades compreendidas entre os 17 e os 22 anos. Atuava essencialmente "nos concelhos de Cascais e de Sintra", onde a maioria residia.

Desarticulado gangue 'AKJ'. Praticava crimes violentos e desafiava rivais
Notícias ao Minuto

12:30 - 25/05/21 por Notícias ao Minuto

País Cascais

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo e em inquérito tutelado pelo Ministério Público (MP) de Cascais, levou a cabo, esta terça-feira de manhã, uma operação intitulada 'T3' relacionada com a criminalidade grupal. Foram detidos 20 jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 22 anos, pela prática de crimes violentos. 

"fortes indícios da prática de crimes de roubo, sequestro, furto qualificado, burla informática e detenção de arma proibida, entre outros", indica a PJ num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Os jovens detidos, acrescenta a autoridade, faziam "parte de um grupo criminoso", que agora foi desmantelado e "que se autointitulava de gangue 'AKJ'". Atuava essencialmente "nos concelhos de Cascais e de Sintra", onde a maioria residia.

O grupo "dedicava-se a vários tipos de crimes violentos contra a propriedade, tais como roubos, parte deles com arma de fogo ou arma branca, normalmente praticados na via pública, apropriando-se dos bens das pessoas e jovens que assaltavam em conjunto, nomeadamente, dinheiro, telemóveis e outros valores".

Esta investigação teve início no ano de 2019, na "sequência de informações que davam conta da atividade crescente do grupo naquela região, a qual se encontrava a preocupar bastante as populações e a comunidade escolar".

De acordo com a mesma nota, os autores "divulgavam vídeos das suas ações nas plataformas do ciberespaço e nas redes sociais, vangloriando-se dos crimes que cometiam e ameaçando as vítimas, caso os denunciassem". O gangue desafiava ainda grupos rivais para encontros de modo a "lutar pelo controlo de 'territórios'".

Além das 20 detenções, "foram efetuadas 23 buscas domiciliárias, nas residências utilizadas pelos suspeitos, familiares e amigos, onde se procedeu à recuperação de alguns bens e valores provenientes dos furtos e roubos". Foram também apreendidas armas e outros instrumentos utilizados para "coagir ou agredir" as vítimas.

A Polícia Judiciária envolveu "cerca de 180 elementos nesta operação", contando com a participação de diversas unidades de Lisboa e Setúbal. 

Os detidos, todos desempregados, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Leia Também: Cerca de 20 detidos em operação da PJ de combate ao crime violento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório