Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Costa em Vila Real para inaugurar obras em escola e universidade

O primeiro-ministro inaugura na quarta-feira em Vila Real as obras de requalificação numa escola secundária e a intervenção na eficiência energética na universidade, onde assiste à apresentação de projetos nas áreas da alimentação animal e agricultura de precisão.

Costa em Vila Real para inaugurar obras em escola e universidade
Notícias ao Minuto

16:48 - 06/04/21 por Lusa

País António Costa

António Costa dedica o dia de quarta-feira a Vila Real, onde, durante a manhã, vai à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) assistir à apresentação de dois projetos que representam um financiamento de cinco milhões de euros, comparticipado pelo Norte 2020.

Segundo explicou hoje a academia em comunicado, o UTAD FOOD ALLIANZ visa "o estudo da cadeia alimentar assente no conceito do campo para o prato, tendo como base a correta alimentação dos animais com vista à sua melhor saúde e bem-estar, culminando com uma alimentação saudável e de qualidade pelo consumidor de carne.

O outro projeto visa a instalação de uma delegação do Instituto Fraunhoffer em Vila Real, no âmbito da agricultura de precisão e da gestão da água.

Nesta visita à UTAD, o primeiro-ministro vai também inaugurar as intervenções efetuadas no domínio da eficiência energética no património edificado da universidade e que permitiram a remoção de 35 mil metros quadrados de fibrocimento, a instalação de cerca de mil painéis fotovoltaicos e a substituição de gás natural por biomassa, assim como a substituição de sistemas de iluminação convencionais por tecnologia LED.

Esta intervenção, segundo a UTAD, vai permitir diminuir em cerca de 70% as emissões de gases e diminuir a fatura da energia bruta para metade.

As intervenções significam um investimento de cerca de três milhões de euros e foram apoiadas pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR).

Ainda na UTAD, António Costa vai visitar as obras de construção do eixo ciclável que liga o centro da cidade e o centro do campus, que decorrem no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), articulado com a Câmara de Vila Real.

A ecovia no campus tem uma extensão de cerca de sete quilómetros e envolve a requalificação de passeios, praças e sistema de iluminação.

Esta intervenção é financiada pelo Norte 2020 em cerca de três milhões de euros.

Durante a tarde, o primeiro-ministro, acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai inaugurar as obras de requalificação da Escola de São Pedro, que foram concluídas recentemente.

Aquele estabelecimento de ensino sofreu uma intervenção no valor de 4,5 milhões de euros para resolver problemas de infiltrações, perdas energéticas e falta de acessibilidades.

O objetivo foi modernizar o edifício e dotá-lo de melhores condições de ensino e de aprendizagem

Leia Também: Costa diz acompanhar consternado perda de vidas e destruição em Timor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório