Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Dia Mundial. "Cancro é a segunda maior causa de morte em todo o mundo"

"Pelo menos um em cada três cancros podem ser evitados". Informe-se e saiba como se prevenir.

Dia Mundial. "Cancro é a segunda maior causa de morte em todo o mundo"

Esta quinta-feira, 3 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro e, nas redes sociais, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não deixaram passar a importante data em claro.

Lembrando que o "cancro é a segunda maior causa de morte em todo o mundo", é também sublinhado, na mesma publicação, que "pelo menos um em cada três cancros podem ser evitados".

Neste dia, "saiba como reconhecer os sinais de alerta e previna-se", é ainda recomendado.

Mas também a Guarda Nacional Republicana (GNR) se juntou a este marco, assinalando, no Facebook, que os militares não são indiferentes "à luta contra todos os tipos de cancro".

A GNR recordou o evento solidário 'GuardaConVida', que decorreu no Campo Pequeno no dia 8 de fevereiro de 2020, e que permitiu angariar 45.607,52€, "montante já recebido pelo IPO, tendo a receita sido aplicada na aquisição de um novo ecógrafo para realização de exames endocavitários, fundamental para o diagnóstico e estadiamento dos cancros da próstata e do reto".

O cancro de mama ultrapassou o do pulmão como o mais diagnosticado no mundo, segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, e as estimativas indicam que os novos casos de cancro serão 50% superiores em 2040.

Os dados foram relevados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta para o facto de, nas últimas décadas, o número total de pessoas diagnosticadas com cancro quase ter duplicado, passando de cerca de 10 milhões em 2000 para 19,3 milhões em 2020.

Hoje, uma em cada cinco pessoas no mundo desenvolverá cancro durante a vida, refere a OMS, que reconhece que a pandemia de Covid-19 exacerbou os problemas no diagnóstico em estado avançado e a falta de acesso ao tratamento.

Leia Também: O cancro da mama é curável, se tratado atempadamente. Médico explica

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório