Meteorologia

  • 18 MAIO 2021
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

O cancro da mama é curável, se tratado atempadamente. Médico explica

"São poucos os tipos de cancro em que métodos de rastreio na população se mostraram benéficos, e o cancro da mama é um deles", explica Mário Fontes e Sousa, médico oncologista no Hospital CUF Tejo, neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto, e que publicamos no Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.

O cancro da mama é curável, se tratado atempadamente. Médico explica
Notícias ao Minuto

07:15 - 04/02/21 por Notícias ao Minuto  

Lifestyle Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Isto significa que é um dos cancros que pode não ter qualquer manifestação clínica, ou sintoma, sendo coloquialmente designado por ‘silencioso’. O exame de rastreio é de rápida execução e quando avaliado por especialistas dedicados pode ser muito informativo. Em alguns casos, os exames de rastreio podem ser realizados em idade mais jovem do que aquela prevista pelas guias de orientação, nomeadamente na presença de fatores de risco, isto é, situações que podem aumentar a probabilidade de desenvolver cancro. Um destes fatores mais relevantes é o histórico familiar, e que não está limitado aos casos de cancro da mama. Assim, se tem casos de cancro em familiares diretos (especialmente se diagnosticados em idade jovem), informe-se de quais os exames e quando os deve realizar a título de rastreio e aproveite a oportunidade para rever comportamentos de vida saudável e, assim, potencialmente, diminuir o seu risco de desenvolver cancro.

Potencial de cura elevada

Para além destes dados é, reconhecidamente, um dos cancros que quando diagnosticado atempadamente e tratado adequadamente em ambiente multidisciplinar, tem um potencial de curabilidade elevado. Aliás, estes aspetos são tão importantes que devem ser alvo de exigentes processos contínuos de certificação de qualidade, como por exemplo da European Society of Breast Cancer Specialists (EUSOMA), sendo o caso em unidades CUF.

Atenção imediata!

Situação diferente é quando na mulher, ou mais raramente no homem, pode ser sentida alguma alteração mamária (ou até na axila), como por exemplo, um nódulo (‘caroço’), inversão do mamilo ou a pele inflamada, devendo nessas circunstâncias exigir atenção imediata. A maior parte das situações de auto-palpação acontecem durante a higiene em que é notada uma alteração. Já nestes casos, os exames, são para confirmação de uma suspeita clínica, e devem ser prioritários.

Notícias ao MinutoMário Fontes e Sousa© DR

Não atrasar exames

Em qualquer das situações, não deverá atrasar a realização de exames que podem contribuir para um diagnóstico precoce, o que aumenta a probabilidade da eficácia dos tratamentos, em particular, o potencial de curabilidade.

Na altura pandémica em que vivemos, informe-se como pode aceder a cuidados de saúde em condições de segurança. Na experiência da CUF, conseguimos manter os tratamentos oncológicos previstos, aderimos à teleconsulta quando possível e não tivemos que encerrar o Hospital de Dia em alguma altura, cumprindo estritamente as regras de segurança para todos.

Que impacto da pandemia na área da oncologia podemos destacar?

De acordo com dados nacionais disponibilizados, o impacto da pandemia causou uma diminuição de até 80% de novos diagnósticos de cancro, dados realmente preocupantes. Isto significa que mais de mil cancros, entre estes da mama, ficaram por diagnosticar em 2020, consequência da pandemia. Este atraso poderá significar tumores mais avançados quando vierem a ser diagnosticados, com potencial efeito nos tratamentos e resultados.  E este impacto não foi limitado às doenças oncológicas.

Nesta altura complexa que vivemos, considere não atrasar exames ou consultas que podem fazer a diferença para toda a sua vida, informe-se de como os pode fazer em ambiente seguro.  Nunca a sua saúde dependeu tanto de si.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório