Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses começam a votar para as presidenciais. Como está a correr?

Veja as imagens de vários locais no país, onde decorre a votação antecipada para as presidenciais.

Notícias ao Minuto

16:13 - 17/01/21 por Notícias ao Minuto

País Presidenciais 2021

Uma semana antes da corrida às urnas para as eleições presidenciais, 246.880 eleitores portugueses votam, este domingo, antecipadamente.

Até ao momento, têm-se verificado algumas filas para se votar, em vários pontos do país, como, Oeiras, Coimbra, mas, sobretudo, em Lisboa.

Esta manhã, filas contornavam parques de estacionamento e estendiam-se por várias dezenas de metros, na Cidade Universitária, na capital.

Apesar da extensão das filas, o tempo de espera era curto e a maioria das pessoas não ficava mais do que dez minutos à espera para votar.

Ainda assim, de acordo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a votação antecipada está a decorrer desde as 8h00 de hoje com normalidade, sem incidentes e com boa afluência. As urnas fecham hoje às 19h00.

Após cada votação, as mesas de voto são desinfetadas e há canetas e máscaras disponíveis para os eleitores.

Veja na galeria acima as imagens de alguns locais onde está a decorrer o voto antecipado.

Voto antecipado atinge número recorde de eleitores inscritos

Lisboa é o concelho com mais inscritos, 33.364, seguido do Porto, com 13.280, e Coimbra, com 9.201, de acordo com o mapa publicado pelo Ministério da Administração Interna, em que se informa quais os locais de voto em cada um dos concelhos.

Os concelhos com menos inscritos são Porto Moniz, na Madeira, com oito inscritos, seguindo-se Nordeste, São Miguel, nos Açores, com nove, e Barrancos, distrito de Beja, com 14.

Comparando com as legislativas de 2019, o número de pessoas que se inscreveram para votar uma semana antes mais do que quadruplicou - há dois anos foram 56.287, para estas presidenciais foram 246.880.

Depois da experiência de 2019, o voto antecipado em mobilidade alargou-se, das capitais do distrito para as sedes dos concelhos, e o objetivo é simples: evitar grandes concentrações de pessoas devido à epidemia de covid-19 no país.

Leia Também: Eleitores em Braga preferem o frio ao perigo da pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório