Apreendidos 100 quilos de pepinos-do-mar em Portimão

Valor da carga apreendida em Alvor rondava os 3.000 euros.

holothuroidea

© Getty Images

Sílvia Abreu
14/01/2021 14:50 ‧ 14/01/2021 por Sílvia Abreu

País

Pesca

Através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, a Unidade de Controlo Costeiro apreendeu, esta quinta-feira, 100 quilos de pepinos-do-mar cujo valor estimado ronda os três mil euros.

No âmbito de uma ação de fiscalização, "os militares da Guarda detetaram, junto à Ria de Alvor, dois pescadores que se encontravam a transportar os pepinos-do-mar para um veículo", explica a Guarda Nacional Republicana, em comunicado.

Os militares verificaram, no decorrer da ação, que houve um excesso de captura desta espécie, cuja pesca lúdica não pode exceder os dois quilos.

"Os suspeitos foram identificados, tendo sido elaborado um auto de contraordenação", explica a autoridade, referindo que os pepinos-do-mar, que se encontravam vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR aproveitou o incidente para alertar que os recursos marítimos "devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis", apontando que, no caso específico dos pepinos-do-mar, enquanto animais da classe equinodermos, "são um elemento importante para os ecossistemas aquáticos ao reciclarem matéria em decomposição e ao limparem o fundo do mar".

"Em 2019, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES ou Convenção de Washington) incluiu os pepinos-do-mar, pela primeira vez, no seu Apêndice II. Esta lista inclui as espécies que não estão necessariamente ameaçadas de extinção, mas que, poderão vir a estar caso o comércio não seja controlado de perto", acrescenta o comunicado.

Leia Também: Pesca da lampreia na Ria de Aveiro proibida de maio a dezembro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas