PSP ferido em perseguição a carro furtado. Um dos ocupantes está em fuga

Um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) sofreu ferimentos ligeiros, esta sexta-feira, na perseguição a um veículo roubado. Um dos suspeitos foi apanhado, na freguesia de Alcântara, mas outro continua em fuga.

PSP, polícia

© ShutterStock

Daniela Filipe
11/07/2025 16:34 ‧ ontem por Daniela Filipe

País

PSP

Um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) sofreu ferimentos ligeiros, esta sexta-feira, no decurso de uma perseguição a um veículo roubado, que chegou a circular em contramão na A5 e acabou por se despistar, enquanto seguia em direção a Oeiras. Um dos suspeitos foi apanhado, na freguesia de Alcântara, mas outro continua em fuga.

 

“Os polícias em patrulhamento verificaram uma viatura com características semelhantes às de uma viatura que havia sido furtada no dia anterior, na freguesia de São Domingos de Benfica. Simultaneamente, reconheceram o cidadão que se encontrava a conduzir o veículo por ser reincidente na prática deste tipo de ilícitos criminais”, começou por contextualizar a PSP, num comunicado endereçado este dia 11 de julho às redações.

Ao aperceber-se da presença das autoridades, o condutor levou a cabo “várias manobras perigosas, infringindo múltiplas normas do Código da Estrada”.

“Após percorrer algumas artérias em contramão, o veículo acabou por se despistar na A5 no sentido oposto ao sentido do trânsito. Foram várias as viaturas obrigadas a desviar-se, por forma a evitar uma colisão frontal com o veículo em fuga”, complementou a missiva.

O condutor fugiu a pé, tendo as autoridades conseguido intercetar apenas um dos ocupantes do automóvel, que foi constituído arguido e ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência.

O indivíduo que se encontra em fuga, por seu turno, é conhecido pelas autoridades pela prática de crimes similares, tendo já sido detido pela PSP noutras ocasiões.

A polícia salientou ainda que, durante a ocorrência, um agente sofreu ferimentos ligeiros e foi observado numa unidade hospitalar.

Esta foi uma ação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 4.ª Divisão Policial.

Recorde-se que o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) deu conta de que, no ano passado, os crimes que mais ocorreram em termos de criminalidade violenta e grave foram roubo por esticão (mais 8,7%), roubo de viatura (mais 106,3%) roubo em edifícios comerciais ou industriais (mais 21,7%), violação (mais 9,9%) e roubo a bancos ou outros estabelecimentos de crédito (mais 128,6%).

Menos crimes, mas mais violentos. Fique a par do que diz o RASI

Menos crimes, mas mais violentos. Fique a par do que diz o RASI

O documento, entre vários dados, deu conta que a criminalidade violenta e grave aumentou, mas a criminalidade geral desceu, e que a delinquência juvenil tem aumentado desde 2021.

Notícias ao Minuto com Lusa | 19:39 - 31/03/2025

Leia Também: Jovem de 16 anos detido por roubos e condução sem carta. É reincidente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas