Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Presidência UE: Principal objetivo é criar "Espaço para as pessoas"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, referiu hoje que "o principal objetivo" da presidência portuguesa do Conselho da UE em termos de política espacial é a criação de um "Espaço orientado para os cidadãos".

Presidência UE: Principal objetivo é criar "Espaço para as pessoas"
Notícias ao Minuto

09:59 - 12/01/21 por Lusa

País Manuel Heitor

"O nosso principal objetivo é a mobilização de cada ator - tanto atores institucionais como o setor empresarial europeu - numa abordagem europeia do Espaço que é orientada para os nossos cidadãos. Um novo Espaço para as pessoas", referiu Manuel Heitor durante uma intervenção na Conferência Europeia do Espaço.

O ministro defendeu que esta "abordagem Europeia orientada para as pessoas" -- que irá juntar "os setores públicos e privados", as indústrias, as agências espaciais nacionais e a Agência Espacial Europeia -- permitirá a criação de "postos de trabalho novos e melhores", salientando que o desenvolvimento de "novas capacidades" espaciais desembocará na criação de "atividades empresariais" em várias regiões europeias, entre as quais os Açores.

"No acesso ao Espaço, é claro que temos de fortalecer as capacidades existentes, mas também diversificá-las e complementá-las com pequenos portos espaciais, e lançadores flexíveis, que irão criar atividades empresarias em cada zona da Europa, quer seja nos Açores, em Kiruna, Andoya ou na Escócia", sublinhou o ministro.

Salientando que o "Espaço é para as gerações presentes, mas também para as gerações futuras", Heitor frisou que, além da criação de empregos, o Espaço ajudará também à criação de "novos mercados".

Manuel Heitor referiu ainda que a presidência portuguesa tem "linhas de ação definidas" -- uma Europa "mais verde, mais digital, mais resiliente num contexto social e mais aberta para o mundo" -- e que o Espaço contém "capacidades únicas" que permitem que a Europa cumpra os seus objetivos em cada um desses setores.

"Sistemas espaciais, combinados com a observação da Terra e Inteligência Artificial avançada, podem potenciar uma maior consciencialização, mas também [gerar] novas ações que vão do registo de terras à mobilidade autónoma, passando pela gestão da biodiversidade, o que poderá permitir a liderança europeia na transformação verde e digital", sublinhou o ministro.

O ministro concluiu referindo que esta abordagem é "essencialmente" a maneira como a presidência portuguesa procurará abordar o Espaço, sublinhando que esta permitirá "assegurar a liderança da Europa nos próximos anos" num "Espaço para as pessoas".

"Vivemos tempos sem precedentes, e precisamos de nos assegurar que o desenvolvimento de capacidades europeias espaciais está presente no contexto do plano de recuperação em cada uma das regiões europeias", frisou.

Manuel Heitor falava no painel introdutório da Conferência Europeia do Espaço, que contou também com a intervenção do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e do comissário para o Mercado Interno, Thierry Breton.

Leia Também: Regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento avaliadas no 2.º trimestre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório