Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Doados mais de 500 quilos de frescos no Mercado de Leiria para IPSS

O programa "Terra Alimenta Leiria + Solidário", iniciativa da Câmara de Leiria que visa a doação de produtos frescos no Mercado Municipal destinados a instituições de solidariedade, reuniu em cinco dias mais de meia tonelada, foi hoje anunciado.

Doados mais de 500 quilos de frescos no Mercado de Leiria para IPSS
Notícias ao Minuto

18:05 - 16/12/20 por Lusa

País Covid-19

"São 560 quilogramas de produtos unicamente doados por produtores, vendedores e clientes do Mercado Municipal", disse à agência Lusa a vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Económico, Catarina Louro, explicando que a iniciativa integra as medidas de apoio à economia local e de mitigação do impacto social e económico da pandemia de covid-19.

Segundo Catarina Louro, aquela quantidade "traduz-se em 1.850 refeições".

A campanha, que iniciou este mês e decorre até ao Natal, nos dias de mercado municipal, "tem tido uma adesão muito positiva", quer de produtores, vendedores e clientes, considerou a autarca.

"Os produtores locais já estavam habituados a este tipo de ações e, mais uma vez, responderam", declarou a vereadora, referindo que "doam produtos de excelente qualidade logo quando o mercado abre portas".

Catarina Louro adiantou que "ao longo das manhãs se vai vendo a colocação dos produtos frescos, frutas e legumes, por parte dos clientes e ao final da manhã os produtores e vendedores deixam os excedentes".

Esta é terceira edição da iniciativa "Terra Alimenta Leiria", mas a única que conta exclusivamente com doações.

"No mês de dezembro temos desenvolvido ações de âmbito solidário mais fortes e o Mercado Municipal também se associou, convidando os produtores locais, os vendedores e os clientes a doarem produtos frescos para chegar a IPSS [instituições particulares de solidariedade social] que não tenham apoio público", afirmou.

Estão contemplados o Centro de Acolhimento de Leiria, que confeciona refeições para pessoas sem-abrigo e famílias carenciadas, e a InPulsar, que acompanha pessoas em situação de vulnerabilidade social, neste caso fazendo chegar a elas os produtos frescos, esclareceu Catarina Louro.

A outra IPSS é o Lar Rainha Santa Isabel, que acolhe menores e que, embora receba apoios, articula a redistribuição dos produtos com o Centro de Acolhimento de Leiria, observou a autarca.

Nas duas primeiras edições do programa "Terra Alimenta Leiria" foram abrangidas 19 IPSS do concelho, com caráter distinto: "Umas confecionam refeições e fazem a distribuição por famílias carenciadas, outras preparam cabazes para as famílias e outras utilizam os frescos para os seus utentes", esclareceu Catarina Louro.

"O que nos interessava não era apenas ajudar as IPSS, mas que se evitasse a destruição de toneladas de produtos hortofrutícolas que não eram vendidos, os excedentes", realçou, salientando que "nestas duas primeiras edições a Câmara de Leiria adquiriu 53 toneladas de produtos hortofrutícolas para distribuir por aquelas 19 IPSS, evitando a destruição e ajudando os munícipes em dificuldades".

Acreditando que "2021 será um ano social e economicamente muito difícil", Catarina Louro acrescentou que o município está "a avaliar outros projetos com os mesmos objetivos do 'Terra Alimenta Leiria'".

Segundo o último boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil, divulgado às 00:06 de hoje, desde o início da pandemia, em março, o concelho de Leiria registou 2.021 casos do novo coronavírus, mantendo-se 480 ativos.

No mesmo período, recuperaram da doença 1.495 pessoas, havendo ainda 46 óbitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório