A PSP deteve, em Cascais, um homem pela prática de um crime de violência doméstica contra cônjuge.
O suspeito, de 51 anos, sofre há já 16 anos de um problema de alcoolismo, estando este na origem das discussões mais intensas entre o casal, refere a PSP.
Para além do álcool, o homem agia também por ciúme, controlando diariamente os passos da vítima, nomeadamente os seus horários de saída do trabalho e chegada a casa.
O homem ofendia verbalmente e agredia fisicamente e de forma reiterada a sua companheira, chamando-lhe vários impropérios, chegando mesmo a partir loiças, eletrodomésticos, móveis, alguns dos quais chegou mesmo a arremessar pela janela. Chegou, ainda, a colocar roupas da vítima no contentor do lixo, pode ler-se em comunicado enviado às redações.
As suas ações não se ficavam só por aqui, tendo também, por mais de uma vez, ameaçado que atirava a vítima da janela abaixo, empurrando-a na direção da mesma. Numa dessas discussões, a situação só foi sanada quando a filha do casal, maior de idade, se colocou no meio dos dois para cessar a violência.
O suspeito foi detido esta terça-feira para cumprimento da pena de dois anos e seis meses de prisão efetiva, pena a que foi condenado por decisão transitada em julgado a 9 de junho.
O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Caxias para cumprimento da pena.
---
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
Linha Telefónica de Informação às Vítimas de Violência Doméstica: 800 202 148 (gratuito, 24h/dia)
No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/
Via telefónica, através do número de telefone: 112;
No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx
Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx
Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.
Através de email para a PSP: violenciadomestica@psp.pt
Leia Também: Detido por violência e abuso de crianças. Vítimas são mulher e enteada