"Sou a favor do uso terapêutico da canábis em oncologia"

Em entrevista publicada na edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto, Laranja Pontes, manifesta-se a favor do uso terapêutico da canábis por parte de pacientes a quem tenha sido diagnosticado cancro, até porque, neste tipo de doença, "não há ilícitos", considera o responsável.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
23/01/2014 08:55 ‧ 23/01/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Laranja Pontes

“Numa doença como o cancro, fazemos tudo aquilo que for possível para melhorar a qualidade de visa dos doentes. Acho que não há ilícitos”. As declarações pertencem ao presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto, Laranja Pontes, que, em entrevista concedida ao Jornal de Notícias, afirma: “Sou a favor do uso terapêutico da canábis em oncologia”.

“Como cidadão, acho que a abordagem das drogas, não só da canábis, devia ser totalmente diferente”, prossegue o responsável, acrescentando que, em seu entender, “devia haver uma política completamente diferente” no que a esta matéria diz respeito.

Questionado sobre se, e atendendo ao seu cargo, irá propor esse debate, Laranja Pontes responde que “já usamos, nalguns casos, extratos de canábis, canabinóides (não propriamente da planta mas de produtos refinados), que melhoram o bem-estar dos doentes, aumentam o apetite e potenciam imenso o efeito dos analgésicos”.

O clínico defende também que "não é justo que não haja linhas de financiamento diretas para o cancro".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas