Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 28º

Cemitérios de Évora abertos no fim de semana mas com lotação limitada

Os dois cemitérios da cidade de Évora vão estar abertos entre sábado e segunda-feira, mas com várias regras devido à pandemia de covid-19, como um máximo de 80 pessoas em simultâneo em cada um.

Cemitérios de Évora abertos no fim de semana mas com lotação limitada
Notícias ao Minuto

17:48 - 29/10/20 por Lusa

País Cemitérios

As visitas aos cemitérios dos Remédios e do Espinheiro vão ser permitidas "ao número máximo de 80 pessoas em simultâneo", em cada um, revelou hoje a Câmara de Évora, em dados disponibilizados à agência Lusa.

"Recomenda-se que o bom senso prevaleça e que a duração da visita ao cemitério tenha o tempo estritamente necessário à homenagem e/ou oração junto dos seus entes queridos, fixando-se um máximo de 30 minutos por visitante", determinou também o município.

Para este período entre sábado e segunda-feira, que engloba os dias de Finados e dos Fiéis Defuntos, o horário de funcionamento dos dois cemitérios urbanos deste concelho alentejano foi alargado e vai ser ininterrupto, "entre as 08:00 e as 17:00, por forma a facilitar uma maior fluidez das visitas".

O encerramento das casas de banho, "por motivos de saúde pública", e a proibição de ajuntamentos de mais de cinco pessoas, exceto se forem coabitantes, no interior e nas imediações dos cemitérios, são outras das medidas adotadas.

"Nas imediações dos cemitérios será permitida a habitual exposição e venda de flores, devidamente licenciada e organizada, cumprindo as mesmas regras sanitárias dos outros mercados temporários já em funcionamento na cidade", definiu a autarquia.

O uso obrigatório de máscara facial, o afastamento físico de dois metros (exceto para coabitantes), o cumprimento da etiqueta respiratória ou a desinfeção das mãos à entrada e à saída dos cemitérios, que vão ter circuitos diferenciados de entrada e saída, são regras básicas de segurança em vigor.

A autarquia informou ainda que deve ser evitada a partilha de materiais e utensílios de limpeza das campas e jazigos, e que os visitantes com sintomatologia compatível com a covid-19 não se devem deslocar ao cemitério.

No que toca aos cemitérios rurais do concelho de Évora, o município esclareceu que "compete a cada junta de freguesia decidir da abertura ou não" desses espaços.

Se as juntas de freguesia optarem por abrir esses cemitérios, "recomendamos uma lotação de 20 pessoas em simultâneo, utilizando as mesmas regras sanitárias que estão propostas para os urbanos", decidiu a câmara municipal.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.428 pessoas dos 132.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório