Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2021
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Edição

Gripe. Este ano há "novos recursos para acelerar capacidade de vacinação"

Arrancou, esta segunda-feira, a segunda fase da campanha especial de vacinação da gripe sazonal para todos os cidadãos maiores de 65 anos e há diversos locais em Lisboa onde é possível fazê-lo.

Gripe. Este ano há "novos recursos para acelerar capacidade de vacinação"

Já começou a segunda fase da campanha especial de vacinação da gripe sazonal para todos os cidadãos maiores de 65 anos. O autarca Fernando Medina destacou hoje a importância dos locais de proximidade, já que em Lisboa estão montados postos de atendimento em todas as freguesias

No âmbito desta campanha especial de vacinação, o líder do executivo camarário marcou presença, esta manhã de segunda-feira, na Biblioteca de Campo de Ourique, um dos locais de vacinação.

Em declarações aos jornalistas, Fernando Medina vincou que, este ano, para além da vacinação que é feita nos "centros de saúde como é habitual", há agora "novos locais e novos recursos para acelerar a capacidade de vacinação".

Esta estratégia permite "evitar que os idosos se desloquem aos centros de saúde. É, no fundo, um serviço de proximidade que está a funcionar muito bem. Queremos apoiar o esforço de vacinação dos mais velhos, que é feito de forma mais rápida e em segurança".

autarca, que falava aos jornalistas depois de ter visitado a biblioteca de Campo de Ourique, um dos espaços onde hoje estão a ser vacinadas parte das 500 pessoas que se inscreveram na freguesia, explicou que esta campanha especial de vacinação da gripe para os cidadãos com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas é uma iniciativa organizada pela Câmara, em articulação com o Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia.

"Há vários espaços em todas as freguesias da cidade, alguns espaços em instituições - como aqui a biblioteca de Campo de Ourique ou as piscinas de Campo de Ourique -, em algumas juntas de freguesia, até mesmo unidades móveis que se deslocam aos bairros, que se deslocam onde as pessoas estão e até com possibilidade de vacinação no domicílio", adiantou.

Salientando que este ano a vacinação contra a gripe é "muito importante para ajudar a combater a pandemia", evitando "confusão de sintomas e até um acumular de problemas clínicos", Fernando Medina disse que o objetivo da Câmara é "contribuir para acelerar a capacidade de vacinação", que continuará a ocorrer nos centros de saúde, reforçando-a com "novos sítios e novos recursos".

[Notícia atualizada às 15h50]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório