Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

'Dar a Luz a esta Causa', o apelo no Dia Mundial da Saúde Mental

Durante a pandemia de Covid-19, aumentou o número de famílias que recorreram à CAPITI, que apoia jovens e crianças carenciadas com perturbações de desenvolvimento e comportamento. A propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, a Associação deixa um apelo.

'Dar a Luz a esta Causa', o apelo no Dia Mundial da Saúde Mental
Notícias ao Minuto

08:07 - 10/10/20 por Filipa Matias Pereira

País Saúde mental

Assinala-se, este sábado, o Dia Mundial da Saúde Mental e, a propósito da efeméride, a CAPITI, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Infantil, organizou um leilão - 'Dar a Luz a esta Causa' - que pretende apoiar jovens e crianças carenciados com perturbações de desenvolvimento e comportamento.

As peças leiloadas (que podem ser licitadas até dia 15 de outubro e vistas aqui) foram doadas por 30 artistas portugueses, como Ana Jotta, Jorge Molder, Salvador Colaço, Nuno Cera e Pedro Cabrita Reis

A CAPITI realiza, há quatro anos, um trabalho de apoio para garantir o acesso de crianças e jovens de famílias carenciadas a serviços de saúde na área do neuro desenvolvimento. E o trabalho desenvolvido pela Associação não foi alheio aos impactos da crise pandémica.

Mariana Saraiva, presidente da CAPITI, explicou ao Notícias ao Minuto os principais constrangimentos desta pandemia na vida das crianças e jovens que apresentavam melhorias, sendo que muitos deles tiveram de interromper o tratamento. "Este ano, mais do que nunca, precisamos da ajuda de todos", vincou a responsável.

Se já é complicado crianças e jovens 'saudáveis' em casa, mais difícil se torna quando estamos perante crianças/jovens com perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção

Qual o impacto da pandemia (e da quarentena) nas crianças e jovens que carecem de neuro desenvolvimento?

Se já é complicado crianças e jovens 'saudáveis' em casa, mais difícil se torna quando estamos perante crianças/jovens com perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção e outros problemas, como ansiedade e de comportamento. Estas crianças/jovens estão inseridos em famílias com situações socioeconómicas muito delicadas, que se tornaram ainda mais frágeis neste período em que o desemprego aumentou e causou sérios desequilíbrios familiares.

Durante a quarentena, houve algum tipo de trabalho que continuou a ser desenvolvido, mesmo que de forma remota?

Sim, sempre que possível a criança/jovem teve acompanhamento online, via 'skype', salvo algumas exceções em que foi impossível manter as consultas à distância, por idade, imaturidade ou falta de concentração. Nesses casos, os técnicos deram apoio aos pais para orientar na gestão do dia a dia. Os técnicos também estiveram muito disponíveis, mesmo sem acompanhamento formal, por telefone ou mensagens, e criaram novos materiais de trabalho no sentido de serem os próprios pais a desenvolverem algumas das competências importantes adequadas às necessidades de cada criança.

Notícias ao MinutoEquipa da CAPITI© CAPITI, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento InfantilNo caso das crianças e jovens que regrediram no tratamento, qual a estratégia a adotar agora?

As clínicas com que a CAPITI colabora estão abertas, garantindo as normas de segurança exigidas pela DGS, por isso todas as crianças/jovens podem voltar às consultas presenciais e assim retomarem o acompanhamento tradicional. Há, infelizmente, exceções de crianças/jovens de risco que precisam de estar mais resguardados e por isso o acompanhamento à distância continua a ser a opção mais segura. Houve alguns retrocessos, mas também houve casos surpreendentes de crianças/jovens que superaram as expectativas. Todos estão de parabéns pelo esforço, filhos e pais!

No Dia Mundial da Saúde Mental, qual a mensagem que a CAPITI gostaria de passar à sociedade?

Esta iniciativa anual que a CAPITI organiza, há quatro anos consecutivos, o leilão 'Dar Luz a Esta Causa', pretende sensibilizar e informar a sociedade para estas perturbações invisíveis. Muitas são as famílias que não têm recursos financeiros para suportar o acompanhamento dos seus filhos. Este ano, devido à pandemia que vivemos, aumentou o número de famílias que procuram a CAPITI para pedir apoio e os parceiros estão menos disponíveis para ajudar, pois eles próprios também vivem dificuldades.

Qual o objetivo do leilão 'Dar a Luz a esta Causa'?

O leilão é feito graças a uma rede de boas vontades, formada por artistas e parceiros que tornam possível a realização da exposição e leilão. As obras são doadas e o valor da venda de cada uma reverte na totalidade para a CAPITI, para que mais crianças e jovens possam ser acompanhados na área da saúde mental.

Este ano, mais do que nunca, precisamos da ajuda de todos. Convidamos todos apoiarem a CAPITI, dando luz a esta causa, ao licitar, entre 1 e 15 de outubro, em www.pcv.pt.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório