Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2021
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 20º

Edição

Capturados mais três migrantes em fuga. Um dos quais infetado com Covid

Foram detidos, esta sexta-feira, mais três dos 17 migrantes que fugiram na madrugada de ontem do quartel de Tavira, no Algarve. Continuam em fuga cinco elementos do grupo.

Capturados mais três migrantes em fuga. Um dos quais infetado com Covid

As autoridades já conseguiram localizar e deter 12 dos 17 migrantes que escaparam, na madrugada de quinta-feira, do quartel em Tavira, no Algarve, onde se encontravam a cumprir quarentena depois de dois terem testado positivo para a Covid-19.

Ao Notícias ao Minuto, fonte da GNR adiantou que durante a manhã desta sexta-feira foram recapturados mais três migrantes, um dos quais o cidadão marroquino que testou positivo para o novo coronavírus

Segundo a mesma fonte, dois fugitivos foram intercetados em Castro Marim. O terceiro foi detido já em Espanha, devendo ser entregue às autoridades portuguesas junto à fronteira. 

Com estas três detenções, continuam por localizar cinco migrantes do grupo de fugitivos. 

O grupo que em 16 de setembro desembarcou sem documentos na ilha Deserta, em Faro, era composto por 28 migrantes: 24 homens, que estavam instalados no quartel em Tavira, três mulheres, uma delas grávida, e um menor.

As três mulheres foram instaladas na Unidade Habitacional de Santo António, no Porto, enquanto o menor foi entregue ao Tribunal de Família e Menores de Faro.

O ministro da Administração Interna pediu na quinta-feira a abertura de um inquérito à fuga dos migrantes, para apurar "as circunstâncias da referida fuga e de eventuais responsabilidades disciplinares de elementos" do SEF e da PSP.

A embarcação em que os 28 migrantes chegaram à ilha tem cerca de sete metros e é semelhante às usadas nos outros cinco desembarques ilegais registados na região desde dezembro.

Este foi o sexto de desembarque ilegal na costa algarvia envolvendo migrantes do Norte de África.

O anterior tinha acontecido em julho, quando um grupo de 21 homens, alegadamente marroquinos, desembarcou na ilha do Farol, também no concelho de Faro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório