Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Depressão Alex traz chuva e vento. Seis distritos estão sob aviso amarelo

Devido aos efeitos da depressão Alex, seis distritos de Portugal continental estão hoje e sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva e vento fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depressão Alex traz chuva e vento. Seis distritos estão sob aviso amarelo
Notícias ao Minuto

06:35 - 01/10/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País IPMA

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Guarda estão sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte (entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de sexta-feira).

Estes seis distritos estão também sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte nas terras altas com rajadas até 90/110 quilómetros por hora e no litoral até 70/80 quilómetros por hora entre as 03h00 e as 15h00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 09h00 de sexta-feira e as 06h00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com um comunicado do IPMA, a instabilidade meteorológica deve-se à passagem da depressão Alex, assim denominada pela Météo-France (Serviço Meteorológico Francês). 

"Os efeitos desta depressão no território continental serão essencialmente sentidos através do aumento da intensidade do vento a partir do final de dia 1 de outubro prolongando-se até ao final do dia 2, em especial nas regiões do Norte e Centro, onde as rajadas poderão atingir 75km/h junto ao litoral e até 110 km/h nas terras altas", pode ler-se na nota.

Adicionalmente, acrescenta-se, esta depressão tem associado um sistema frontal de atividade moderada, que se aproximará a partir do final da tarde de dia 1 (esta quinta-feira), e irá atravessar todo o território durante o dia 2 (sexta-feira), acompanhado de precipitação localmente intensa nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Para sexta-feira,  prevê-se também uma descida das temperaturas, em especial da máxima que irá variar, aproximadamente, entre 12 e 18°C nas regiões a norte do vale do Tejo e entre 18 e 25°C a sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório