Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

GNR alerta sobre três possíveis burlas com MB Way

Todo o cuidado é pouco. Se ainda não sabe usar a aplicação, não aceite explicações de desconhecidos sobre como fazê-lo.

GNR alerta sobre três possíveis burlas com MB Way
Notícias ao Minuto

15:48 - 28/08/20 por Notícias Ao Minuto

País MB WAY

A Guarda Nacional Republicana (GNR) alerta para as burlas relacionadas com MB Way, explicando que estas incidem, sobretudo, em anúncios online para compra e venda de objetos e em sites de artigos usados. Os burlões, assinala a autoridade, "utilizam o desconhecimento das vítimas que, ou não têm o serviço ativo, ou tendo-o, não sabem utilizar devidamente a aplicação". 

Há três situações concretas em que as burlas através desta aplicação acontecem. Esteja atento. 

Situação I - 'Vá ao multibanco que eu explico'

"Os suspeitos convencem o vendedor a deslocar-se a uma caixa multibanco e a associar o número de telefone do burlão à sua conta, passando este, a partir daqui, a poder efetuar movimentos na mesma". 

Situação II  - Quando o burlão fica com acesso à conta

Uma outra forma de burla, destaca a GNR,  consiste em associar o número do Cartão SIM (da vítima), indicando-lhe o código PIN de 6 dígitos que deve inserir. Esta indicação é feita por duas vezes, uma para indicar o código PIN e outra para o validar. Para confirmar a operação, pedem ao lesado para clicar na tecla 'Confirmar', em seguida solicitam que seja indicado o código de ativação de 7 dígitos que recebera por SMS, ficando o suspeito com acesso à conta da vítima, sem associar o seu contacto SIM

Situação III - Mensagem a 'pedir dinheiro'

A terceira situação de burla ocorre quando os suspeitos pedem o número de telemóvel associado ao MB Way e informam a vítima que vão fazer a transferência, alegando que esta vai receber uma mensagem para confirmar o valor do pagamento. No entanto, o burlão, em vez de elaborar e enviar uma mensagem de 'Enviar dinheiro', envia uma mensagem de 'Pedir dinheiro' no valor acordado com a vítima, alusivo ao preço do artigo a adquirir, escrevendo uma mensagem livre um texto do género:

"O MB Way recebeu ordem de transferência para o seu número no valor de 500€. Aceita enviar o dinheiro para a sua conta?" Desta forma, transfere essa importância para a conta do burlão e não o contrário, como seria expectável, alerta a autoridade.

Por fim, a GNR pede a quem ainda não conhece os procedimentos para a utilização da aplicação para seguir os seguintes conselhos: Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento; nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por MB Way e nunca forneça códigos a terceiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório