Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dia do Combatente. Forças Armadas Portuguesas fazem homenagem

Esta quinta-feira celebra-se o Dia do Combatente e Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, deixou uma mensagem.

Dia do Combatente. Forças Armadas Portuguesas fazem homenagem
Notícias ao Minuto

16:20 - 09/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Dia do Combatente

Esta quinta-feira, dia 9 de abril, marca o Dia Nacional do Combatente e esta é uma data que as Forças Armadas Portuguesas não deixaram passar em branco, com o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a deixar uma mensagem através do Facebook. Também a Marinha Portuguesa, a Força Aérea Portuguesa e o Exército Português deixaram, nas suas respetivas páginas na rede social, uma nota a assinalarem a celebração.

O Almirante António Silva Ribeiro fez uma nota de "fraternidade a todos os Antigos Combatentes".

"Quero deixar a todos os antigos combatentes uma mensagem de fraternidade e dizer-vos que os militares de hoje sentem muito orgulho em todo o trabalho que os senhores fizeram ao serviço da Pátria", afirmou o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas no vídeo colocado esta tarde nas redes sociais. 

Neste, é ainda assinalado o papel durante a luta contra a Covid-19 que atravessamos: "Hoje estamos igualmente envolvidos num esforço ao serviço de Portugal, com as Forças Armadas empenhadas no apoio ao Serviço Nacional de Saúde, ao Ministério do Trabalho e Segurança Social e à Proteção Civil para que os portugueses, perante esta pandemia, consigam resistir e ultrapassar os desafios que ela coloca". 

Já a Marinha Portuguesa, assinalou o dia com uma imagem. "Hoje e sempre homenageamos os nossos combatentes", é a legenda. Quanto à Força Aérea Portuguesa, escreveu: "Porque o futuro é construído com as bases do passado, hoje estamos juntos com todos os combatentes que estão na linha da frente. Obrigada aos nossos guerreiros."

O Exército Português recordou, neste dia, o 102.º Aniversário da Batalha de La Lys. "No dia 9 de Abril de 1921 foram conduzidos para o Mosteiro da Batalha, Templo da Pátria, os dois Soldados Desconhecidos vindos da Flandres e da África Portuguesa, simbolizando o sacrifício heróico do Povo Português nos referidos teatros de operações", explica, acrescentando que, desde então, "o Túmulo do Soldado Desconhecido passou a ter sempre uma guarda de honra e uma vela acesa como sinal do respeito perene pelos que caíram no cumprimento do dever".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório