Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Várias entidades apoiam carenciados e idosos isolados em Odemira

Várias entidades do concelho de Odemira, no Alentejo, criaram diversas respostas sociais para apoiar habitantes carenciados e idosos isolados, devido à pandemia de covid-19, divulgou hoje o município.

Várias entidades apoiam carenciados e idosos isolados em Odemira
Notícias ao Minuto

16:23 - 25/03/20 por Lusa

País Covid-19

As respostas, promovidas pela Câmara de Odemira em parceria com entidades da economia social e as juntas de freguesia do concelho, visam apoiar "os cidadãos mais desfavorecidos e isolados, com especial incidência na população sénior e de forma a proteger este grupo de risco", explica o município, do distrito de Beja, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a autarquia, num concelho com "enorme dispersão territorial", com "uma grande faixa da população com mais de 65 anos" e onde "o isolamento social é uma realidade", é "fundamental a articulação de respostas sociais" na prevenção da covid-19, "numa estreita colaboração entre as diversas entidades que compõem a Rede Social de Odemira".

Neste sentido, o setor de Ação Social da câmara criou uma linha de apoio na prevenção da pandemia de covid-19 dirigida a habitantes carenciados e que está disponível através do número de telemóvel 961620618 para prestar apoio, informações e fazer articulação com as restantes entidades da rede social.

O apoio a idosos isolados no concelho está a ser prestado pelas juntas de freguesia, através de transporte e entrega de alimentos e medicamentos em casa.

Os idosos que vivem sozinhos e sem qualquer tipo de apoio familiar ou de vizinhança podem contactar a junta de freguesia da área de residência para obterem informações sobre a possibilidade de usufruir do apoio.

Uma equipa de psicólogos da TAIPA - Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira está a prestar um serviço de apoio psicológico a idosos para prevenção e combate ao isolamento, através dos números de telemóvel 969230907 e 967918064.

Já o CLDS 4G - Contrato Local de Desenvolvimento Social - Geração Ativa, promovido pela TAIPA em parceira com o Banco Local de Voluntariado, está a desenvolver o projeto "Vizinhança Solidária" para promover o voluntariado junto da população idosa, "valorizando o papel dos vizinhos neste momento de maior fragilidade" e em que a solidão e o isolamento de idosos são "uma preocupação".

O combate à violência doméstica é também uma resposta essencial e o apoio está a ser prestado no concelho através do Gabinete de Apoio à Vítima de Odemira (GAVA), que pode ser contactado através do número de telemóvel 924467767.

O novo coronavírus responsável pela pandemia da doença covid-19 já infetou quase 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 19.000 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o novo coronavírus espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, já se registaram 43 mortes e 2.995 casos confirmados de infeção, segundo o balanço feito hoje pela DGS.

Das 2.995 pessoas infetadas, 276 estão internadas, dos quais 61 em unidades de cuidados intensivos, e 22 já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório