Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: DGS volta a corrigir, afinal são 33 mortos em Portugal

Direção-geral de Saúde (DGS) enviou nova correção do número de óbitos ligados à doença Covid-19.

Covid-19: DGS volta a corrigir, afinal são 33 mortos em Portugal

"Registaram-se ao todo 33 óbitos até às 00h00 de 23 de março, e não 30 como foi publicado", explica a Direção-geral de Saúde (DGS) em novo relatório epidemiológico enviado às redações.

"O óbito registado na Região Autónoma dos Açores, caso suspeito para COVID-19, veio infirmado, ou seja, a DGS  teve conhecimento após fecho do boletim de que o resultado é negativo para COVID-19", explica a autoridade, referindo-se à primeira correção. Na informação inicial divulgada em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, tinha dito que o número de mortos era 29.

"Os três óbitos que reportamos aqui, em acréscimo ao que foi referido, explicam-se com a existência de resultados que foram conhecidos após publicação do boletim", acrescenta.

A DGS explica também que, na nova secção incluída no relatório sobre a distribuição geográfica de casos, são mostrados números "relativos a 54% dos casos confirmados", ou seja, o total daqueles números não reflete o total de casos confirmados no país.

A autoridade, sublinhe-se, tem atualizado várias vezes o modelo do boletim epidemiológico por forma a veicular o máximo de informação sobre o impacto da pandemia em Portugal.

Pode aceder ao boletim atualizado aqui: Relatório de Situação de 24 de Março

O boletim regista 2.362 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, mais 302 do que segunda-feira, ou seja, um acréscimo de 15% (menor do que os 29% registados na segunda-feira). A grande maioria (2.159) está a recuperar em casa e 203 estão internadas (mais dois), 48 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (mais uma).

Desde 1 de janeiro foram registados 15.474 casos suspeitos, mais 13% do que segunda-feira, uma percentagem que tem descido desde o dia 20.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório