Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Pedro Rupio nomeado novo presidente do Conselho Regional da Europa

O conselheiro eleito para o Conselho Regional da Europa (CRE) das Comunidades Portuguesas pela Bélgica, Pedro Rupio, foi hoje eleito para a presidência do órgão, substituindo Luísa Semedo, que apresentou recentemente a sua demissão.

Pedro Rupio nomeado novo presidente do Conselho Regional da Europa
Notícias ao Minuto

19:57 - 28/02/20 por Lusa

País Bélgica

A votação, unânime entre os conselheiros presentes, marcou o último ponto da reunião de dois dias do órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às comunidades portuguesas no estrangeiro.

"Comprometo-me a assumir estas funções com alto sentido de responsabilidade e aproveito também para agradecer a confiança e o apoio dos meus colegas conselheiros nesta nova missão", escreveu Pedro Rupio, através da rede social Facebook.

O conselheiro em representação da Bélgica substitui assim Luísa Semedo à frente deste órgão do Conselho das Comunidades Portuguesas, num lugar que a conselheira eleita por França anunciou que iria abandonar.

"É um prazer para nós, é um candidato e é um conselheiro com mais-valia, e, portanto, estamos todos descansados em relação ao futuro", disse à Lusa a presidente demissionária sobre o seu sucessor.

Luísa Semedo fez um "balanço muito positivo" do tempo em que esteve à frente do CRE das Comunidades Portuguesas.

"Temos aqui conselheiros que estão aqui há imensos anos, e, portanto, aprendi imenso com eles sobretudo esta dinâmica das comunidades. É preciso ver que aqui é o Conselho Regional da Europa, e portanto aquilo que se passa em França não é o mesmo que se passa no Reino Unido, que se passa na Suécia", afirmou a presidente demissionária.

Para Luísa Semedo, estes encontros "são essenciais" para que os conselheiros encontrem "uma imagem muito mais aprofundada" sobre as comunidades portuguesas espalhadas por território europeu.

Luísa Semedo demitiu-se do cargo de presidente do CRE devido a uma "situação absolutamente impossível" com o partido Chega.

"Eu saio desse cargo, de representação dos conselheiros, e passo a ser uma conselheira que fala por ela própria e responde pelos eleitores que a elegeram. [...] Enquanto presidente eu teria de o convidar [André Ventura] e ser anfitriã da reunião. Normalmente os convidados chegam, falam comigo e eu sou a principal interlocutora", explicou Luísa Semedo à Lusa em 12 de fevereiro.

A conselheira tinha anunciado nas suas redes sociais que abandonaria o seu cargo de representação dos restantes 24 membros do CRE devido à obrigação de uma interação direta com o partido Chega, eleito para a Assembleia da República.

"É uma situação absolutamente impossível de fazer porque eu não considero nem o Chega nem o André Ventura como legítimos no cargo onde estão. Não vou falar com uma pessoa que é racista, fascista e tem no seu programa várias medidas intolerantes", argumentou então Luísa Semedo.

O Conselho das Comunidades Portuguesas, que elege representantes em todo o Mundo, tem novas eleições previstas para outubro deste ano.

Durante o segundo dia de reunião, que decorreu na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, estiveram presentes o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório