Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo destaca papel dos CLDS 4G nos territórios de baixa densidade

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, considerou hoje que os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G são instrumentos fundamentais para ajudar a fixar pessoas nos territórios de baixa densidade.

Governo destaca papel dos CLDS 4G nos territórios de baixa densidade
Notícias ao Minuto

17:36 - 31/01/20 por Lusa

País Ana Mendes Godinho

Ana Mendes Godinho inaugurou hoje, em S. Pedro do Sul, o primeiro CLDS 4G do país, que representou um investimento superior a meio milhão de euros e irá funcionar durante três anos.

"É bastante simbólico que seja S. Pedro do Sul a dar este pontapé de saída, mostrando a dinâmica dos territórios do interior, nesta que é uma prioridade do combate à exclusão, do combate à pobreza, mas de ter também uma dinâmica de criação de condições para atrair mais pessoas para viverem nestes territórios", disse a ministra à agência Lusa, no final da cerimónia.

Na sua opinião, as redes locais são fundamentais para "responder não só aos problemas diários das pessoas, mas também aos desafios de criar condições para fixar as pessoas", contrariando a tendência para o envelhecimento da população.

A governante explicou que o CLDS 4G de S. Pedro do Sul vai "fazer o cruzamento intergeracional", tendo à sua frente uma equipa de seis pessoas a trabalhar num espaço da Rua Direita, que assim também ganha mais movimento.

Os CLDS 4G têm como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diversos agentes e recursos localmente disponíveis.

São considerados um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório