Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Este Natal evite o desperdício. Quatro dicas em nome do ambiente

A véspera e o dia de Natal são os momentos do ano com maior produção de resíduos em Portugal.

Este Natal evite o desperdício. Quatro dicas em nome do ambiente
Notícias ao Minuto

16:42 - 24/12/19 por Notícias Ao Minuto

País Natal

Caixotes por todo o lado, ecopontos cheios de lixo e despojos de presentes e embrulhos a voarem pelas ruas, é geralmente o dramático cenário com que nos deparamos na véspera e dia de Natal. 

Este ano, evite o desperdício e siga estas quatro recomendações deixadas pela Zero aos portugueses: 

1. Presentes com menos embalagem

Nos presentes que ainda tenha por embrulhar reutilize embalagens anteriores ou encontre formas criativas de evitar o embrulho.

2. Separar e aguardar

A quantidade de papel e cartão, plásticos, metais e vidro vai ser muito significativa, pelo que se houver a preocupação desde o primeiro momento em separar as diferentes embalagens para depois destiná-las à recolha seletiva depositando-as posteriormente no ecoponto mais próximo, dá-se uma enorme ajuda ao ambiente.

É normal muitos municípios não fazerem recolha de resíduos indiferenciados no dia de Natal, acontecendo o mesmo com as entidades responsáveis pelos ecopontos. Para além disso, os ecopontos ficam cheios rapidamente nesta época festiva. Assim, recomenda-se que não se coloquem as embalagens junto do ecoponto e se aguarde mais dois ou três dias até aos contentores serem esvaziados.Véspera e Dia de Natal representam o pico de produção de resíduos. Pequenas ações podem dar um enorme contributo para Portugal ZERO resíduos.

3. Não desperdiçar

Cozinhou comida a mais? As palavras de ordem são: 'Não Desperdiçar'. O que sobrou pode ser reutilizado noutros pratos. A melhor forma de conservar as sobras sem que estas entrem em contato com substâncias prejudiciais é através da utilização de recipientes feitos de vidro, de cerâmica ou de aço. Dentro do possível, evite recipientes em plástico, em particular se está a guardar comida com gordura ou se pretende aquecê-la.

4. Reutilizar 

Para o ano também há Natal. Desembrulhar as prendas com cuidado é uma enorme ajuda na prevenção dos resíduos. É simultaneamente um desafio e uma oportunidade para em aniversários próximos ou daqui a um ano não ser necessário adquirir embrulhos, ajudando na diminuição de consumo de recursos e, indiretamente, na redução de emissões poluentes causadoras das alterações climáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório