Operação Stonehenge: 40 buscas no Centro do país por fraude fiscal

A Polícia Judiciária levou esta quarta-feira a cabo 40 buscas no Centro do país por suspeitas da prática de crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento.

Notícia

© Global Imagens

Melissa Lopes
07/11/2019 10:33 ‧ 07/11/2019 por Melissa Lopes

País

PJ

Em comunicado enviado às redações, a PJ refere que "o modus operandi consistia na utilização de um circuito fictício de faturação, mediante a simulação de compras e vendas que não correspondiam a efetivas transações de bens, superiores a 10 milhões de euros".

Esta atividade, acrescenta a Judiciária, foi levada a cabo por diversas sociedades a operar no mercado das pedras ornamentais, na zona Centro do país, com recurso aos comummente designados 'testas de ferro'. 

Segundo a investigação,  o esquema usado permitiu "obter reembolsos indevidos de IVA superiores a 1 milhão e 800 mil euros". 

O lucro assim obtido de forma ilegal foi posteriormente canalizado para a compra de património imobiliário, registado em nomes de terceiros, indica a PJ. 

"Com a realização das buscas pretende-se obter elementos de prova que permitam em breve concluir o inquérito", sublinha ainda a Polícia sem dar conta da detenção de suspeitos envolvidos nesta operação. 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas