Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Operação Stonehenge: 40 buscas no Centro do país por fraude fiscal

A Polícia Judiciária levou esta quarta-feira a cabo 40 buscas no Centro do país por suspeitas da prática de crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento.

Operação Stonehenge: 40 buscas no Centro do país por fraude fiscal
Notícias ao Minuto

10:33 - 07/11/19 por Melissa Lopes

País PJ

Em comunicado enviado às redações, a PJ refere que "o modus operandi consistia na utilização de um circuito fictício de faturação, mediante a simulação de compras e vendas que não correspondiam a efetivas transações de bens, superiores a 10 milhões de euros".

Esta atividade, acrescenta a Judiciária, foi levada a cabo por diversas sociedades a operar no mercado das pedras ornamentais, na zona Centro do país, com recurso aos comummente designados 'testas de ferro'. 

Segundo a investigação,  o esquema usado permitiu "obter reembolsos indevidos de IVA superiores a 1 milhão e 800 mil euros". 

O lucro assim obtido de forma ilegal foi posteriormente canalizado para a compra de património imobiliário, registado em nomes de terceiros, indica a PJ. 

"Com a realização das buscas pretende-se obter elementos de prova que permitam em breve concluir o inquérito", sublinha ainda a Polícia sem dar conta da detenção de suspeitos envolvidos nesta operação. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório