Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

"Acredito que o problema se irá repetir no próximo fim de semana"

João Proença, presidente da Federação Nacional dos Médicos, frisou que a situação no Hospital do Garcia de Orta está longe de estar e resolvida e que é provável que no próximo fim de semana, a Unidade Pediátrica volte a encerrar.

"Acredito que o problema se irá repetir no próximo fim de semana"
Notícias ao Minuto

08:24 - 21/10/19 por Notícias Ao Minuto 

País Garcia de Orta

A minutos da Urgência Pediátrica do Hospital do Garcia de Orta abrir portas novamente - após ter estado encerrada durante o fim de semana devido a falta de especialistas de Saúde - João Proença, presidente da Federação Nacional dos Médicos, avisou que o "problema" ainda não está resolvido e considerou que no próximo fim de semana a situação se deverá repetir.

"Acredito que o problema se irá repetir no próximo fim de semana porque não considero que se consiga resolver este problema trazendo pessoas de instituições que neste momento estão completamente instaladas e com salários que não tem nada a ver com os que se praticam nos hospitais públicos. Portanto, é um problema grave", justificou o responsável em declarações à SIC Notícias, frisando que o protocolo com a União das Misericórdias Portuguesas para solucionar a falta de pediatras nas urgências não é uma "solução viável".

João Proença afirmou que a solução passa por "abrir vagas atempadamente, com grelhas salariais novas" que se traduzam "em melhores condições de trabalho".

"Tivemos o nosso Congresso e vamos apresentar uma nova grelha salarial, baseada nas 35 horas para ver se atraíamos profissionais, porque se não é impossível manter os serviços públicos de Saúde", explicou, recordando ainda que as adversidades que o Garcia de Orta enfrenta não são exclusivas àquela unidade de saúde em Portugal. "O problema do Garcia de Orta é tão grave como o Hospital de Santiago do Cacém ou o de Évora, por exemplo".

O serviço esteve encerrado desde as 20h30 da passada sexta-feira, dia 18, até às 8h30 de hoje, dia 21 de outubro

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório