As crianças oncológicas do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, foram desafiadas a escolher uma profissão e os 'resultados' vão ser revelados numa exposição fotográfica, avança o hospital em comunicado enviado às redações.
'O Lado Dourado da Oncologia Pediátrica: Sonhar o Futuro' é uma exposição solidária que vai ser inaugurada esta quarta-feira, dia 4 de setembro, pelas 11 horas, no átrio do piso 2 do polo do Porto.
"Esta mostra fotográfica, da autoria de João Rebelo, dá rosto a diversos pequenos pacientes do Serviço de Oncologia Pediátrica, retratando os pensamentos das 22 crianças sobre as suas profissões para o futuro", explica a mesma nota.
A inauguração conta com as intervenções do presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo; da responsável pelo Serviço de Oncologia Pediátrica do CHUSJ, Maria do Bom Sucesso; e da enfermeira-chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do CHUSJ, Helena Morgado.
O mês de setembro é dedicado à sensibilização para o cancro infantil e, neste âmbito, o Serviço de Oncologia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João "leva a cabo um conjunto de atividades de sensibilização que decorrem ao longo do mês".
Em Portugal são diagnosticados cerca de 400 novos casos por ano, 80 % dos quais curáveis.