Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ministra compreende profissionais mas quer modelo perfeito para USF

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje compreender a expectativa dos profissionais das unidades de saúde familiar (USF) sobre os incentivos, mas sublinhou a necessidade de ter a "certeza absoluta" de que o modelo é perfeito.

Ministra compreende profissionais mas quer modelo perfeito para USF
Notícias ao Minuto

12:56 - 31/07/19 por Lusa

País Saúde

"Não podemos apenas afirmar que queremos a transformação de USF A em USF B. Temos que ter a certeza absoluta de que, cada vez mais, temos um modelo mais perfeito e aquilo que vale a pena melhorar é este modelo de incentivos às USF B", afirmou a governante, durante uma visita a Portel, no Alentejo.

Marta Temido notou que compreende "a expectativa dos profissionais que trabalham nesta área" em relação aos processos e para que estes "sejam cada vez mais rápidos", sublinhando que o Governo está a trabalhar para atingir a perfeição do modelo.

O Ministério da Saúde anunciou hoje que já recebeu o estudo do modelo de indicadores, incentivos e resultados associados às USF B e que a transição de 20 USF para este modelo deverá decorrer ainda este ano.

Os ministérios da Saúde e das Finanças vão avaliar o estudo, a que se seguirá "eventualmente a homologação" das suas conclusões, adiantou Marta Temido, prevendo que "a transformação de USF A em USF B" possa ocorrer "no último trimestre de 2019".

Numa nota enviada à agência Lusa, o Ministério da Saúde refere que recebeu "dentro do prazo, tal como previsto no n.º 4 do despacho n.º 1174-B/2019", o estudo conduzido em conjunto pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e pela Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde, que "se encontra em apreciação dado a sua complexidade técnica".

Sublinha ainda que se "mantém a previsão da transição" de 20 Unidades de Saúde Familiar modelo A para o modelo B no quarto trimestre deste ano, após a homologação do estudo pelos membros do Governo da área da Saúde e das Finanças.

As Unidades de Saúde Familiar B são um modelo mais exigente, com maior autonomia e com mais incentivos financeiros.

O anúncio do Ministério da Saúde ocorre no dia em que está marcada uma manifestação em frente à USF da Baixa, em Lisboa, promovida pela Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) em protesto pelo alegado "incumprimento" dos ministérios da Saúde e Finanças quanto ao despacho de 01 de fevereiro, que regula a avaliação das USF.

A ministra da Saúde participou hoje de manhã na inauguração da USF de Portel, no distrito de Évora, a qual é constituída por quarto médicos, cinco enfermeiros e seis administrativos e tem inscritos quase seis mil utentes.

Marta Temido assinalou a existência de "casos raros" nesta USF, tendo em conta que o seu coordenador é de Lisboa e trabalha no Alentejo há 15 anos e que a mais recente médica a integrar a equipa é uma jovem portuguesa que trabalhava no Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório