Meteorologia

  • 22 AGOSTO 2019
Tempo
31º
MIN 29º MÁX 33º

Edição

Costa espera que von der Leyen concretize a agenda progressista da UE

O primeiro-ministro felicitou a alemã Ursula von der Leyen pela sua eleição para o cargo de presidente da Comissão Europeia e afirmou esperar que concretize a agenda estratégica progressista da União Europeia com a qual se comprometeu.

Costa espera que von der Leyen concretize a agenda progressista da UE

Esta posição foi transmitida por António Costa numa nota na rede social Twitter, depois de Ursula von der Leyen, de 60 anos, do partido União Democrata-Cristã (CDU), ter sido eleita para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, numa votação em que obteve 383 votos a favor, 327 contra, 22 abstenções e um voto nulo.

"Parabéns a Ursula von der Leyen pela sua eleição como presidente da Comissão Europeia. Ansioso por trabalhar de perto com a equipa da Comissão Europeia para a implementação da agenda progressista estratégica da União Europeia com a qual a presidente se comprometeu para os próximos cinco anos", escreveu António Costa.

Na sua mensagem, o primeiro-ministro português fez questão de acentuar que o "próximo passo", deverá ser "a adoção de um orçamento plurianual que corresponda às ambições desta nova agenda em resposta às expectativas dos nossos cidadãos".

A candidata indigitada pela Comissão Europeia para presidir à Comissão Europeia irá suceder em 01 de novembro ao luxemburguês Jean-Claude Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos, e será a primeira mulher a ocupar este cargo.

Segue-se agora o processo de composição do novo Colégio de Comissários, que será submetido a um voto de aprovação em outubro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório