Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Parlamento recorda António Hespanha, "figura maior da historiografia"

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de António Manuel Hespanha, "figura maior da historiografia portuguesa".

Parlamento recorda António Hespanha, "figura maior da historiografia"
Notícias ao Minuto

13:25 - 05/07/19 por Lusa

País Óbito

O voto de pesar foi apresentado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e foi cumprido um minuto de silêncio em memória do historiador.

António Manuel Hespanha, que nasceu em 1945 em Coimbra, morreu em 1 de julho, aos 74 anos, em Lisboa.

Licenciou-se em Direito, em 1967, na cidade onde nasceu, obtendo posteriormente o doutoramento em História e Política Institucional Europeia, tendo defendido a tese "As Vésperas do Leviathan", sobre o sistema de poderes das monarquias tradicionais europeias.

Docente e investigador, comissário-geral para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses entre 1997 e 2000, é definido como "o historiador português mais citado internacionalmente" e "um dos nomes mais importantes no estudo da história institucional e política dos países ibéricos", pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da Universidade Nova de Lisboa.

Autor de mais de duas dezenas de livros e de mais de centena e meia de artigos científicos, sobretudo nas áreas da História Política e Colonial, assim como na História do Direito e na Teoria do Direito, destacam-se, entre as suas obras, títulos como "A Cultura Jurídica Europeia", "Guiando a Mão Invisível - Direitos, Estado e Lei no Liberalismo Monárquico Português" e "Cartas para Duas Infantas Meninas - Portugal na Correspondência de D. Filipe I para as Suas Filhas".

A livraria Almedina reeditou, em junho, "Pluralismo Jurídico e Direito Democrático".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório