Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Bebé Matilde nos cuidados intensivos, mas estável

Menina está ligada à máquina de ventilação assistida.

Bebé Matilde nos cuidados intensivos, mas estável
Notícias ao Minuto

08:15 - 29/06/19 por Natacha Nunes Costa

País Saúde

A bebé Matilde, internada desde quarta-feira no Hospital Santa Maria, em Lisboa, devido a problemas respiratórios, passou na manhã desta sexta-feira para a unidade de cuidados intensivos

Contam os pais, nas redes sociais, que a menina até passou bem a noite, mas que durante a manhã a sua atividade respiratória piorou. Os médicos decidiram por isso transferi-la para esta unidade, que trata os casos mais graves que chegam ao hospital.

Apesar disso, Matilde está agora estável. Mantém o antibiótico e a respiração assistida para poder recuperar e começar o tratamento que lhe vai dar mais tempo até conseguir o fármaco que custa quase dois milhões de euros.

“A nossa luta continua e o tempo foge a passos largos”, desabafam os pais no Facebook.

Matilde, de apenas dois meses, foi diagnosticada com atrofia muscular espinhal de tipo I. A única esperança de a menina portuguesa sobreviver e conseguir ter uma vida “normal” está num novo fármaco, apenas autorizado nos EUA, que se chama Zolgensma. Além de a família ter de se deslocar a este país, o medicamento custa cerca de 2 milhões de euros.

Os pais criaram uma conta solidária onde aceitam donativos. Até agora já foram angariados cerca de 400 mil euros, mas ainda falta muito para os 2 milhões necessários. O NIB da conta está disponível na página de Facebook Matilde, uma bebé especial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório