Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mau tempo: Sete barras do continente fechadas devido à agitação marítima

Sete barras marítimas de Portugal continental estão hoje fechadas a toda a navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de ondulação forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Mau tempo: Sete barras do continente fechadas devido à agitação marítima
Notícias ao Minuto

06:34 - 10/04/19 por Lusa

País Meteorologia

As barras de Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, São Martinho do Porto e Ericeira são as barras que estão fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima.

Segundo a AMN, as barras de Viana do Castelo e Aveiro estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 12 e 15 metros, respetivamente.

A barra marítima da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a 11 metros.

A AMN destaca ainda que a barra de Lagos está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, podendo ser praticada "com uma profundidade de água superior a meia maré".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na Costa Ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 1,5 a 2,5 metros.

Na Costa Sul prevê-se ondas de sudoeste inferiores a 01 metro.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado na região Sul a partir do final da tarde.

A previsão aponta também para aguaceiros, em geral fracos, mais frequentes nas regiões Norte e Centro e até final da tarde, que serão de neve acima de 1200 metros, subindo a cota para os 1600 metros a partir do final da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, sendo por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo Raso a partir da tarde e soprando moderado a forte nas terras altas e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 03 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 10 (na Guarda) e os 21 (em Faro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório