Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

Utilizador de trotinetes? Tenha atenção a estas cinco práticas

Fique com cinco práticas de utilização para que as trotinetes sejam uma alternativa de mobilidade segura, sustentável e cómoda tanto para utilizadores como para não utilizadores.

Utilizador de trotinetes? Tenha atenção a estas cinco práticas

No último ano, Lisboa foi invadida por centenas de trotinetes elétricas que têm feito tantos fãs como críticos. Apesar de ser uma alternativa de mobilidade sustentável, muitos são os que garantem que este meio de transporte carece de segurança e que apontam o dedo à falta de regras na circulação e, principalmente, no estacionamento.

O desconhecimento das leis da utilização de trotinetes elétricas pode ser um dos principais problemas que tem gerado confusões. Por essa razão, o Notícias ao Minuto, falou com a marca de trotinetes VOI para esclarecer alguns mitos.

O uso de capacete não é obrigatório

Uma das questões que tem levantado mais dúvidas é o da utilização do capacete ser ou não obrigatória durante uma viagem de trotinete. De facto, e segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, o uso do capacete não é obrigatório, mas recomenda-se! Os utilizadores de trotinetes devem proteger sempre a cabeça.

Circulação pelos passeios?

As trotinetes elétricas são equiparadas a bicicletas, podendo andar nas mesmas vias onde as bicicletas andam, como ciclovias ou, quando estas não existem, na estrada, mas sempre pelo lado mais à direita das vias. Os passeios são proibidos e devem ficar livres para os peões circularem, não devendo ser ocupados por trotinetes em andamento ou mesmo estacionadas.

Interdito a menores de 18?

Para se poder desfrutar de uma viagem de trotinete elétrica não é necessário ter uma licença de condução, os utilizadores precisam apenas de ter mais de 18 anos e de serem responsáveis e cuidadosos para não perturbarem a circulação das restantes pessoas que partilham a via pública.

Limites de velocidade

As trotinetes elétricas, como todos os outros meios de transporte, têm um limite de velocidade que deve ser cumprido pelos seus utilizadores. Esse limite máximo é de 20 km/h e a circulação em excesso de velocidade pode levar ao pagamento de uma multa, conforme definido no Código da Estrada. A condução sob efeito de álcool, a utilização do telemóvel ou a circulação fora das ruas e ciclovias também são comportamentos que podem ser punidos.

Utilização de uma trotinete por duas pessoas ao mesmo tempo

A maioria das trotinetes foi pensada para transportar apenas uma pessoa de cada vez, por isso, por uma questão de segurança, não são permitidos dois ou mais passageiros durante as viagens nestas trotinetes elétricas. Se um grupo de amigos quiser andar de trotinete, pode, e deve, usar mais que um veículo, até porque este é um meio de transporte 'verde', livre de ruído e de poluição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório