Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

“Quando não lhe convém, Costa não respeita as instituições do Estado"

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros rejeita a adjetivação de greve “selvagem”, feita por António Costa e exige que o primeiro-ministro explique quem são as entidades que exercem trabalho sindical.

“Quando não lhe convém, Costa não respeita as instituições do Estado"

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, já reagiu às palavras de António Costa que, esta sexta-feira, criticou a greve dos enfermeiros em blocos operatórios, descrevendo-a de “selvagem” e “ilegal”.

Em declarações à RTP3, a representante dos enfermeiros recusou todas as acusações do primeiro-ministro e acusou mesmo António Costa de não respeitar a Procuradoria-Geral da República.

Não vemos como é que esta greve pode ser considerada selvagem ou ilegal. Além disso, o senhor primeiro-ministro também está a fazer tábua rasa da PGR, cujo conselho consultivo já emitiu um parecer dizendo que esta forma de greve é lícita. Não sei se o senhor primeiro-ministro, quando não lhe convém, não respeita aquilo que são as instituições do Estado”, delatou.

Durante a mesma entrevista, a bastonária disse ainda que António Costa devia explicar quem são as entidades que exercem trabalho sindical e que estão proibidas de o fazer.

“Não pode fazer insinuações porque ao fazer insinuações deixa uma série de instituições sobre a pendência de estar a falar delas ou não e, portanto, o senhor primeiro-ministro tem de clarificar de quem está a falar e quem é que tem de ser investigado relativamente a essas práticas de atividade sindical ilegal. Quando o fizer, nós estamos ao dispor para colaborar com essa investigação”, afirmou.

Recorde-se que os enfermeiros estão novamente em greve, depois da reunião negocial com o Governo ter falhado. A greve recomeçou esta quinta-feira, 31 de janeiro, e só termina no final do mês de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório