Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sindicatos de enfermeiros retomam hoje negociações com Governo

O Governo e os sindicatos de enfermeiros, incluindo as duas estruturas sindicais que têm prevista uma nova greve de longa duração em blocos cirúrgicos em vários hospitais, retomam hoje negociações.

Sindicatos de enfermeiros retomam hoje negociações com Governo
Notícias ao Minuto

07:06 - 30/01/19 por Lusa

País Carreira

Os sindicatos reclamam a criação de uma carreira de enfermagem que contemple três categorias, uma delas de enfermeiro especialista, a antecipação da idade da reforma para os 57 anos e a revisão da grelha salarial com aumento do ordenado base.

Na reunião negocial anterior, em 17 de janeiro, o governo fez algumas cedências aos profissionais - como a criação da categoria de enfermeiro especialista e o descongelamento das progressões na carreira - mas não em todas as reivindicações sindicais, que incluem também aumentos salariais e a antecipação da idade da reforma.

No mesmo dia, a ministra da Saúde, Marta Temido, advertiu que o Governo tem "linhas vermelhas" nas negociações com os enfermeiros, porque não pode pôr em causa a "sustentabilidade financeira" de Portugal e tem de tratar com equidade todas as profissões.

O movimento de enfermeiros denominado "Greve Cirúrgica", já recolheu mais de 420 mil euros para ajudar a financiar os profissionais que façam greve, através de uma recolha de fundos feita por uma plataforma 'online'.

Na primeira greve cirúrgica, que decorreu entre 22 de novembro e o final de dezembro passado, este movimento tinha conseguido recolher mais de 360 mil euros para apoiar os colegas em greve, compensando-os por deixarem de receber ordenado.

Estima-se que a greve que terminou no fim de dezembro tenha levado ao adiamento de cerca de oito mil cirurgias programadas, segundo dados oficiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório