Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

INEM tenta garantir segurança, mas "é impossível dizer que há risco zero"

O presidente do Conselho Diretivo do INEM esteve esta segunda-feira na entrega do novo helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros.

INEM tenta garantir segurança, mas "é impossível dizer que há risco zero"
Notícias ao Minuto

17:40 - 17/12/18 por Natacha Nunes Costa

País Luís Meira

O Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, recebeu esta segunda-feira, em Macedo de Cavaleiros, a tripulação do helicóptero que vai substituir o aparelho que se despenhou, na noite de sábado, na zona de Valongo, matando quatro profissionais.

Em declarações aos jornalistas, Luís Meira referiu que o INEM vive um momento de consternação pela perda de colegas, mas que “a melhor forma de homenagear aqueles que partiram é todos os dias continuar a fazer aquilo mais e melhor e a cumprir a missão do INEM, que é servir todos os portugueses” mesmo com consciência de que a profissão tem riscos.

“Naturalmente que equipas estão afetadas, estas coisas não nos passam ao lado como é evidente, servem para nos confrontar com as dificuldades que todos passamos. O instituto está sempre preocupado em garantir as melhores condições de trabalho e de segurança de todos os nossos operacionais, mas é impossível dizer que há risco zero. Todos nós temos a consciência disso e todos os operacionais sabem isso, mas continuam a trabalhar”, disse o presidente do INEM.

Já quanto ao novo helicóptero, que é ligeiramente mais pequeno do que o anterior, Luís Meira explicou que foi o que foi possível arranjar em tão pouco tempo e sublinha que “houve um esforço gigantesco quer da empresa, quer do instituto para garantir a continuidade do serviço”.

Quanto à alegada demora no socorro ao helicóptero acidentado, o presidente do INEM recusou comentar: “Essas questões serão avaliadas seguramente por quem tem competência na matéria. A prioridade do INEM, depois do acidente, foi, numa primeira fase prestar socorro e assistência aos nossos amigos que perderam a vida nesse acidente, logo a seguir, assistir os familiares e os operacionais e, de seguida, colocar o serviço novamente a funcionar como aconteceu hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório