Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Supressão de autocarros no Barreiro prejudica milhares de utentes

Uma petição com cerca de 300 assinaturas exige a reposição de circuitos dos Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), no distrito de Setúbal, e considera que a supressão de carreiras está a prejudicar milhares de utentes, foi hoje anunciado.

Supressão de autocarros no Barreiro prejudica milhares de utentes
Notícias ao Minuto

19:08 - 28/11/18 por Lusa

País Petição

"Começou a época oficial das chuvas e as pessoas que precisam dos transportes na urbanização dos Fidalguinhos têm de se deslocar a pé cerca de 800 metros para terem acesso a um autocarro, o que nesta altura do ano causa um grande transtorno às pessoas e agrava-se no caso das crianças, jovens e idosos", disse à agência Lusa o porta-voz da petição, José Manuel Almeida, que em 2017 foi candidato pelo PNR à presidência da Câmara do Barreiro.

Segundo o responsável, esta situação faz com que, por vezes, crianças e jovens cheguem às escolas "completamente encharcados".

José Manuel Almeida referia-se a uma decisão do anterior executivo da Câmara do Barreiro, liderada por Carlos Humberto (CDU), que suprimiu a passagem das carreiras números 01 e 02 pela urbanização dos Fidalguinhos.

"A anterior gestão camarária tomou uma decisão que fez com que os Transportes Coletivos do Barreiro passassem também a beneficiar uma área da Moita, o que ajuda os habitantes desse concelho, que não tem uma empresa de transpores coletivos, mas, por outro lado, veio prejudicar grande parte da população do lado ocidental do Barreiro", defendeu.

José Manuel Almeida ressalvou, também, que "passados dois anos" a situação está na mesma, uma vez que o atual executivo, do PS, liderado por Frederico Rosa, não alterou a decisão.

"O discurso é o mesmo, dizem que estão à espera de novos autocarros, o que vai acontecer no início de 2019", referiu.

Para o porta-voz da petição, existe uma "gestão desequilibrada" da frota de autocarros dos TCB, motivo que o levou a lançar a petição há um mês e que já reúne "cerca de 300 assinaturas".

"Seria uma boa prenda de Natal que a câmara invertesse este processo e que nas horas de ponta alguns autocarros voltassem a fazer o trajeto antigo", defendeu.

José Manuel Almeida acrescentou que foi contactado hoje pelo município, que garantiu para breve uma resposta às reivindicações dos subscritores da petição.

Caso não existam avanços, o porta-voz equaciona convocar um protesto junto da câmara municipal.

"Estamos a equacionar sim, porque há apoio por parte de associações de pais de escolas secundárias e associações de estudantes para nos concentrarmos junto da Câmara Municipal do Barreiro, numa atitude pacífica, mas, ao mesmo tempo, de protesto, para que percebam que vendem um passe, mas há serviços que não estão a ser cumpridos", frisou.

A agência Lusa contactou a autarquia, mas até ao momento não foi possível obter uma reação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório