Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Vítor, o herói que denunciou o raptor e violador do Seixal

Homem já havia sido bombeiro naquela zona e, por isso, conhecia o suspeito, uma vez que já o tinha transportado para o hospital.

Vítor, o herói que denunciou o raptor e violador do Seixal
Notícias ao Minuto

17:08 - 04/09/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Declarações

Vítor Silva passou de cidadão anónimo a uma espécie de herói, pelo menos no Seixal. Isto porque foi ele quem denunciou a localização do raptor e violador de uma menina de sete anos, permitindo, assim, que a PSP o detivesse.

Em declarações à SIC Notícias, Vítor contou que conduzia na companhia do pai, pelas 09h35, quando viu um homem “sair do canavial”, numa estrada pouco movimentada do concelho do Seixal, enquanto “comia uma maçã”.

Em poucos segundos Vítor percebeu quem era o tal homem. “É o gajo”, disse ao pai ao mesmo tempo que pegou no telemóvel para ligar à esquadra de Cruz de Pau a dar o alerta.

Passaram “quatro ou cinco minutos” até a PSP aparecer. Mas enquanto as autoridades não chegaram ao local, Vítor não perdeu Virgílio Mendonça de vista, seguindo-o ao longe para não dar nas vistas.

Apesar de o alegado raptor e violador de uma menina de sete anos se ter apercebido que estava a ser seguido, não fugiu. “Ele percebeu. Deitou a maçã fora e acelerou o passo, mas não correu”, contou Vítor.

Quando chegou a carrinha do grupo de intervenção da PSP, os agentes abordaram Virgílio e pediram-lhe a identificação. Assim que tiveram a confirmação de que se tratava do homem que procuravam levaram-na para a esquadra, um momento a que Vítor assistiu. “Ele não ofereceu resistência nenhuma”, recorda.

Virgílio foi levado para a esquadra de Cruz de Pau onde os inspetores da Polícia Judiciária, que são os responsáveis pela investigação, o foram buscar. À saída do posto policial, Virgílio pôde ouvir os insultos, em jeito de desabafo, de alguns populares que aguardavam a sua transferência.

Por sua parte, Vítor recusa o epíteto de herói, dizendo que apenas fez o que “qualquer pessoa faria”, confessando que o facto de saber que Virgílio não estava armado o deixou mais confortável para o seguir de carro.

Virgílio Mendonça, de 38 anos, é natural de Cabo-Verde e o principal suspeito de, no sábado à tarde, ter raptado uma menina de sete anos na zona da Amora, no Seixal, que posteriormente violou. A criança foi encontrada, já na madrugada de domingo, sozinha no meio da rua, tendo sido levada ao hospital onde os exames confirmaram que foi vítima de um crime sexual.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório