Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal pede a parceiros da CPLP que fomentem estilo de vidas saudáveis

O ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, considerou hoje que Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve promover políticas que fomentem estilos de vidas saudáveis dos seus cidadãos.

Portugal pede a parceiros da CPLP que fomentem estilo de vidas saudáveis
Notícias ao Minuto

16:48 - 20/07/18 por Lusa

País Brandão Rodrigues

"A nossa missão hoje, como ontem e amanhã, é servir de referente, de contexto, de suporte, de embaixadores e de ativadores para que este encontro efetivamente se dê: a juventude e o nosso mundo", disse Tiago Brandão Rodrigues que é também presidente em exercício da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, cujo mandato termina este ano.

"Tal implica a criação de condições de emancipação dos nossos jovens e de adoção de estilos de vidas saudáveis para os nossos cidadãos. Não para que façam o que deles esperamos, mas para que vão além e nos desafiem, nos incomodem, fazendo aquilo nos sempre surpreende", acrescentou o ministro.

O governante português que falava na abertura da reunião dos ministros da juventude e dos desportos da CPLP, considera que a criação dessas condições "é a raiz imperativa das áreas da juventude e do desporto na governação" que os estados membros da comunidade de língua portuguesa assumiram.

"Uma e outra, desporto e juventude, são áreas da governação fundamentais à organização social, a competitividade económica e ao progresso nacional de cada um dos nossos países e da nossa comunidade", sublinhou.

Para Tiago Brandão Rodrigues, num contexto de predomínio da internet, dos meios de comunicação social e de "uma cultura popular que muitas vezes estatiza a violência e o exercício do poder, torna-se fundamental dar aos nossos jovens a capacidade de analise crítica e de ética".

"Estamos, portanto, conscientes de que as políticas que desenvolvemos para envolver os nossos cidadãos na vida das nossas sociedades exigem uma proximidade efetiva de todas as políticas sociais e económicas com as políticas da juventude e com as políticas públicas do desporto", acrescentou.

A conferência dos ministros da juventude e dos desportos da CPLP, cujos trabalhos terminam ainda hoje, decorre com a presença do secretário de Estado português da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

A reunião está a debater, na área da juventude, a operacionalização do Plano de Ação da Juventude 2018-2022, entre outras questões. Na área do desporto, é apresentado o Plano de Ação do Desporto 2018-2020, bem como outros documentos que visam a regulação dos Jogos Desportivos da CPLP.

Para o ministro são-tomense dos desportos, Marcelino Sanches, "o que importa verdadeiramente é o convívio entre a juventude, o sentimento de pertença a nossa comunidade, o conhecimento mútuo e o fortalecimento de amizade se de solidariedade".

"Passaremos em revista tudo aquilo que individual e conjuntamente fizemos pela nossa juventude e aquilo que perspetivamos fazer nos próximos tempos para que ela possa viver um futuro mais promissor, mais inclusivo e solidário", referiu o governante.

Meio milhão de jovens oriundos dos nove países da CPLP disputarão durante sete dias cinco modalidades desportivas eleitas para estes 11.ºs Jogos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório