Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Departamento do Ambiente da CM de Viseu com frota automóvel 100% elétrica

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), anunciou hoje a aquisição de seis viaturas totalmente elétricas para o departamento do Ambiente, num um investimento de 140 mil euros.

Departamento do Ambiente da CM de Viseu com frota automóvel 100% elétrica
Notícias ao Minuto

12:44 - 04/07/18 por Lusa

País Investimento

"Passamos de um estágio de quase zero veículos para passarmos a ter já uma frota significativa de veículos elétricos", enalteceu António Almeida Henriques, durante a cerimónia de apresentação da frota elétrica municipal, sublinhando que o departamento de Ambiente tem agora "uma frota totalmente elétrica".

Esta aquisição junta-se a duas máquinas automotrizes não rodoviárias e a mais seis veículos de limpeza apresentados em março, altura em que o autarca destacou a viatura que tem montado o equipamento da monda térmica, a vapor de água, para limpeza das ervas dos passeios pelo método ecológico, sem recurso a químicos.

Com esta aquisição, o município conclui um investimento total de 391.190 euros, dos quais 234.567,50 é o investimento direto da autarquia, sendo o restante, 156.622,50 euros, um contributo a fundo perdido do Fundo Ambiental.

Estas seis viaturas são ligeiras, de cinco passageiros, com autonomia para 300 quilómetros e uma potência máxima de 135 quilómetros/hora e têm um modo económico de condução para otimização da bateria.

O autarca salientou que estes veículos "têm uma manutenção extra barata, só precisam de mudar pneus e óleo do travão" e cada 100 quilómetros tem um custo de "um euro e pouco de energia".

"Se até aqui tínhamos viaturas elétricas que estavam bastante limitadas, estas viaturas já permitem que qualquer um dos nossos técnicos possa fazer o seu trabalho ao longo do dia, sem necessidade de carregamento, e usar a noite para o fazer", destacou.

Almeida Henriques manifestou vontade de "num futuro não muito distante ter uma frota camarária totalmente ecológica" e nesse sentido está a negociar com uma empresa a instalação de um posto de gás natural para abastecimento de viaturas, "principalmente para as pesadas".

"A câmara será um dos clientes, certamente, mas para dar também a oportunidade a outras empresas em Viseu de fazerem o mesmo", esclareceu.

O parque automóvel da autarquia viseense é de cerca de 50 viaturas ligeiras com uma média de idade superior a 25 anos.

"Esta experiência vai-nos seguramente criar opções para o futuro, até porque a frota da câmara é muito envelhecida e com custos de manutenção extremamente elevados e, agora, à medida que formos substituindo veículos vamos optar por elétricos", reforçou o autarca.

Almeida Henriques lembrou que este projeto insere-se dentro do plano estratégico do desenvolvimento urbano, onde a câmara assumiu o compromisso da diminuição de 5 mil toneladas de emissão de carbono para a atmosfera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório