Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Porto Wine Fest quer "educar" para o consumo do vinho

A segunda edição do Porto Wine Fest, certame dedicado à promoção das marcas de vinhos do Porto e Douro, quer contrariar a "falta de educação" vinícola tanto de portugueses como de estrangeiros.

Porto Wine Fest quer "educar" para o consumo do vinho
Notícias ao Minuto

21:35 - 04/09/13 por Lusa

País Certame

A decorrer até à próxima sexta-feira na ribeira de Gaia, o festival vinícola conta com 25 marcas produtoras de vinho e, segundo Manuel Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), deverá ultrapassar o número de 32 mil visitantes da primeira edição, caso "o tempo assim o ajude".

"Eu tenho dito muitas vezes - e até tenho sido criticado por isso - que os portugueses conhecem mal o vinho do Porto", disse à Lusa o presidente do IVDP, explicando que "o vinho do Porto foi, desde o início, muito mais vocacionado para os estrangeiros", pelo que louva as "iniciativas diárias de iniciação à prova" patentes neste evento.

Após uma visita aos vários "stands" das marcas produtoras de vinho e restaurantes "gourmet", Luís Filipe Menezes, presidente da câmara de Gaia e candidato à câmara do Porto, disse aos jornalistas que pretende que "o Porto Wine Fest seja a feira da cerveja de Munique do sul da Europa", pelo que almeja que "daqui a um ano" o evento aconteça nas duas margens do rio Douro.

"Daqui a um ano haverá um concurso de fogo-de-artifício durante uma semana, haverá corridas de Oxford-Cambridge com a nossa canoagem do Sport Clube do Porto e outros clubes a concorrer, haverá eventos e concertos no meio do rio", prometeu ainda Luís Filipe Menezes.

O presidente da câmara de Gaia avançou ainda que não provou qualquer vinho do certame porque terá de permanecer "estruturalmente e completamente sóbrio" até dia 29 de setembro, data de eleições autárquicas em que pretende concorrer à câmara do Porto.

"Só a partir de dia 30 é que volto a beber vinho", disse à imprensa.

Luís Filipe Menezes abordou ainda "a lenda" de que o Porto tem crescido em termos de turismo, atribuindo mais crédito às companhias aéreas "low-cost" do que a iniciativas autárquicas, considerando que a região do Porto e norte de Portugal cresceu "de forma incipiente e à custa de mérito alheio".

Em aparente concordância com o autarca gaiense, nenhum dos três turistas abordados pela agência Lusa, provenientes de Inglaterra, Nova Zelândia e Alemanha, passeava pelo Porto Wine Fest por ter ouvido falar do evento, mas tão só mero acaso.

Todos tinham já "ouvido falar do vinho do Porto", mas ignoravam o certame em que tinham apenas "tropeçado", para se depararem com uma "surpresa agradável".

Katia Wilde, por exemplo, tinha sido aconselhada, em Berlim, de onde é natural, a provar um vinho do Porto, mas ignorava que houvesse "rosés e vinhos do Porto brancos", pelo que reparou no evento "por acaso" e decidiu pôr-se à prova.

O Porto Wine Fest é uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte que decorre até sexta-feira, com demonstrações culinárias, provas de vinho comentadas, aulas práticas de cozinha e degustações de 25 marcas produtoras de vinho do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório