Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Advogado fez-se passar por funcionário judicial para favorecer clientes

Um juiz de instrução criminal no Tribunal de Braga pronunciou pelos crimes de burla na forma tentada e falsificação de documentos um advogado que alegadamente se terá feito passar por funcionário judicial para favorecer três arguidos por ele patrocinados.

Advogado fez-se passar por funcionário judicial para favorecer clientes
Notícias ao Minuto

10:18 - 25/06/18 por Lusa

País Braga

Em nota hoje publicada na sua página oficial, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto refere que os factos remontam a 14 de abril de 2015, quando aquele advogado abordou duas vítimas de um processo comum coletivo.

Nesse processo, o advogado patrocinava três dos arguidos.

O Ministério Público (MP) considerou indiciado que o advogado, "como estratagema de defesa" daqueles arguidos, apresentou-se junto à residência das referidas vítimas, em Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, identificando-se como funcionário judicial.

Ter-lhes-á pedido que assinassem um documento em que as vítimas desistiam da queixa e se declaravam integralmente ressarcidas de todos os prejuízos sofridos, a troco do recebimento de uma quantia correspondente a uma pequena parte do seu prejuízo.

Segundo o MP, o advogado, confrontado pelas vítimas com a "irrisoriedade" da quantia que se propunha entregar-lhes, terá alegado que os lesados eram muitos e que o dinheiro não chegava para todos.

Uma das vítimas subscreveu o documento que lhe foi apresentado e a outra não.

Depois da dedução da acusação, uma das vítimas desistiu da queixa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório