Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Se chegaremos ao fim com o valor de 580 euros? É muito provável"

O próximo encontro em sede de Concertação Social para discutir o Salário Mínimo Nacional em janeiro de 2018 está marcado para 19 de dezembro.

"Se chegaremos ao fim com o valor de 580 euros? É muito provável"
Notícias ao Minuto

18:55 - 05/12/17 por Sara Gouveia

Economia Vieira da Silva

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, fez declarações aos jornalistas à saída da reunião de Concertação Social, onde foi proposto um aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) para o próximo ano no valor de 580 euros.

Porém, um acordo entre o Governo e os parceiros sociais ainda não foi passível de alcançar esta terça-feira, com patrões e sindicatos a contestarem o valor em cima da mesa das negociações.

Relativamente aos 580 euros, o ministro disse considerar que este valor "é um objetivo realista, ambicioso, mas julgo que combinar a ambição e o realismo em matérias tão sensíveis como o SMN é algo que é fortemente aconselhável".

"Os valores que aqui trazemos [à Concertação Social] todos os três meses são valores realistas", vincou.

Questionado sobre se estará inclinado para "ir mais além" cedendo à proposta da UGT que reivindica uma subida para os 585 euros, Vieira da Silva respondeu assim: "Vamos ver, o que resulta do debate. A Concertação Social é mesmo isso é um compromisso, é um debate. Creio que consolidar este crescimento mantendo o crescimento do emprego melhorando a situação social de muitas famílias é um bom objetivo para a economia portuguesa".

Sobre outros valores apresentados, nomeadamente pela CGTP que exige uma atualização de 600 euros, o ministro reforçou que "essa não é a proposta do Governo, a proposta do Governo é de 580 euros".

"Enquanto os debates estão em aberto não está nada fechado. A proposta do Governo é o que está no programa do Governo. Alguns poderão questionar porque se fazem estas discussões e eu respondo: porque o programa do Governo diz que esta trajetória de evolução de salário mínimo tinha de ser apresentada à Concertação Social, e assim está a ser feito", explicou.

"Se chegaremos ao fim com a proposta de 580 euros? É muito provável", acrescentou.

A falta de acordo sobre o Salário Mínimo vai contra os objetivos do Governo, que pretendia encerrar esta reunião com uma decisão sobre este dossier. A discussão continua assim no dia 19 deste mês, data escolhida para um novo encontro entre o Governo e os parceiros sociais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório