Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Sinais de que coloca demasiadas expectativas na cara-metade

Por muito que uma pessoa aceite a outra tal como é, a vontade (inconsciente) de a querer moldar aos seus gostos é grande. E o que resulta disso? Expectativas demasiado altas.

Sinais de que coloca demasiadas expectativas na cara-metade
Notícias ao Minuto

22:00 - 16/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Casais

Procurar a perfeição em alguém é sempre um risco, especialmente quando esse alguém é o/a parceiro/a. Por muito que uma pessoa aceite a outra tal como é, a vontade (inconsciente) de a querer moldar aos seus gostos é grande... mas não deixa de ser um tremendo erro.

Como explica a psicóloga Eli Finkel, existe nas relações atuais a tendência de colocar as expectativas demasiado altas, de ter uma visão demasiado idealizada e irrealista em relação à outra pessoa, quase como se não a aceitasse de outra forma.

Mas, como é que alguém consegue perceber que está a elevar demasiado a fasquia e a ver na sua cara-metade aquilo que ela não é? De acordo com o conselheiro Peter Saddington, são seis os sinais mais claros de que se coloca demasiadas expectativas na cara-metade e um deles diz respeito à tendência quase inconsciente de idealizar a relação de uma forma que nada tem a ver com a atual e tendo quase sempre em conta aquilo que se sabe da relação de terceiros, como se existisse a vontade de ter igual.

Comparar a relação amorosa à ficção - mais uma vez, idealizando o que não se tem e possivelmente não se vai ter - e esperar que a cara-metade passe todo o tempo possível e imaginário lado a lado com o/a parceiro/a são outros sinais a ter em conta, lê-se no Huffington Post.

Perceber que as expectativas estão demasiado altas é também possível quando um dos membros do casal está constantemente à espera de presentes ou momentos românticos ou quando a pessoa fica altamente frustrada pelo simples facto de o/a amado/a não conseguir 'ler' os seus pensamentos, isto é, não conseguir decifrar logo o que está errado. Estes dois cenários são bastante distintos, mas provam que idealizar a relação perfeita ou a pessoa perfeita é um erro e pode mesmo ditar o fim da vida a dois.

O último sinal, mas não menos impactante, diz respeito à incapacidade de concordar com as expectativas da cara-metade. Na prática, explica a publicação, a pessoa espera demasiado da outra quando nem sequer é capaz de perceber o que é ou não razoável, isto é, quando nem sequer é capaz de perceber o/a amado/a tal como é.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório