Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Homem recupera consciência depois de 15 anos em estado vegetativo

Através de neuro-estimulação as conexões cerebrais do paciente foram restabelecidas. Estado de inconsciência julgava-se irreversível.

Homem recupera consciência depois de 15 anos em estado vegetativo
Notícias ao Minuto

23:03 - 25/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Carreira

Um homem que se encontrava em estado vegetativo há 15 anos recuperou para um estado de mínima consciência depois de uma equipa de médicos ter usado uma técnica experimental de neuro-estimulação. A investigação, feita pelo Centro Nacional para a Investigação Científica, em França, abriu assim a porta para a recuperação de pacientes cujo estado de inconsciência seja considerado irreversível.

Um acidente de carro provocou danos em múltiplas conexões do cérebro do paciente, deixando-o em estado vegetativo, numa espécie de coma em que o doente até pode chegar a abrir os olhos, mas o cérebro permanece totalmente desconectado do mundo, conta o La Vanguardia. Depois de mais de uma década neste estado, a probabilidade de recuperação era praticamente inexistente.

O procedimento, publicado na revista Current Biology, implicou que os investigadores estimulassem de forma elétrica um nervo específico do cérebro do paciente, durante um mês. Depois desta neuro-estimulação, o homem de 35 anos começou a estabelecer contacto com o mundo: a seguir objetos com os olhos e a virar a cabeça ao ouvir o nome, bem como a fazer ar de assustado quando se aproximavam muito da sua cara subitamente, coisa que não conseguia fazer anteriormente. 

O paciente tem permanecido estável, “o que demonstra que o que foi alcançado no primeiro mês ficou guardado”, afirma uma das investigadoras, citada pelo La Vanguardia, acrescentando que esperam fazer mais progressos durante o próximo ano.

Esta técnica de neuro-estimulação já é utilizada para alguns casos complicados de epilepsia e depressão, mas foi a primeira vez que foi usada para um caso como este.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório