Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PAN acusado de "mentiras", "invenções" e "total ignorância"

As duras críticas são dirigidas ao Partido Pessoas – Animais – Natureza, mas também o Bloco de Esquerda e o partido ecologista Os Verdes são visados.

PAN acusado de "mentiras", "invenções" e "total ignorância"
Notícias ao Minuto

14:10 - 03/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Reação

A Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC) acusa o PAN de “total ignorância sobre as realidades rurais” do país.

Em causa, está a posição do partido de André Silva face à caça de raposas no território nacional.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a ANPC acusa o PAN de “mentiras e invenções” nos argumentos utilizados para “justificar a proibição da caça à raposa e saca-rabos”.

Estas afirmações surgem no dia em que vão ser debatidos os projetos de lei do Bloco de Esquerda e de Os Verdes que propõem o fim da caça à raposa.

“São propostas que demonstram uma enorme irresponsabilidade destes partidos, reflexo do seu cariz exclusivamente urbano e total desconsideração por quem vive nas zonas rurais”, diz João Carvalho, secretário-geral da ANPC, que garante que é “falso que os caçadores cacem raposas ‘à paulada’”.

“O pau usado na caça é exclusivamente usado para bater mato e silvas. Não passa pela cabeça de ninguém que seja possível caçar uma raposa com recurso a um pau ou a um cajado”, assevera.

O responsável acusa ainda os partidos de quererem passar uma imagem errada dos caçadores e agricultores que são pessoas “responsáveis que reconhecem a importância que estes predadores têm nos nossos ecossistemas”.

“O que se pretende é regular as populações e não exterminá-las, como querem fazer transparecer os partidos radicais. Basta ver que a raposa e o saca-rabos são espécies extremamente abundantes, que são caçadas desde sempre e nunca viram a sua existência em risco”, refere.

Sublinhando que “todos os animais têm direito a viver”, João Carvalho defende que a “existência de uns em excesso e com populações desreguladas não pode por em causa a vida de outros e a sustentabilidade dos ecossistemas”.

“É por isso que se caçam raposas e saca-rabos, para equilibrar os ecossistemas”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório