Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

O leitor perguntou: Será que os pistácios são saudáveis?

Pode encontrar estes alimentos de casca verde em qualquer supermercado, mas será que os pistácios fazem jus à sua fama? Eis o que os especialistas têm a dizer.

O leitor perguntou: Será que os pistácios são saudáveis?
Notícias ao Minuto

13:00 - 21/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Saga

Os pistácios são frutos secos repletos de vitaminas, minerais e nutrientes, incluindo beta-caroteno, fósforo, vitamina B6, tiamina, potássio, magnésio e fibra.

Comparativamente a outros frutos secos contêm um alto teor de carotenóides, um tipo de antioxidante que ajuda a reduzir o risco de incidência de doenças crónicas e que melhora a saúde cardiovascular, explica a dietista e nutricionista Kristin Kirkpatrick, à revista norte-americana TIME.

É ainda possível comer uma maior quantidade destes frutos em apenas uma porção, que equivale a 30 gramas, ou 49 pistácios. “Comparativamente, a outros frutos de casca dura, trata-se de de uma grande quantidade por dose”, aponta a dietista Melissa Majumdar. “Por exemplo, uma porção de nozes equivale a apenas 14 metades”, salienta.

Tanto os pistácios crus como os torrados são ricos em gordura: cerca de 13 gramas, o que corresponde a 17% da dose diária total recomendada. Mas ainda assim, esta gordura é na sua maioria monoinsaturada, uma variedade saudável que pode ajudar a reduzir os níveis do chamado mau colesterol.

Os pistácios são ainda uma ótima fonte de proteína – uma porção inclui seis gramas.

Quais são os benefícios dos pistácios para a saúde?

Quando se trata de ingerir frutos secos, os especialistas concordam que não há como errar. “Todos estes alimentos são saudáveis porque são uma fonte excelente de proteína vegetal, fibra, e de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas saudáveis”, diz Kirkpatrick. “Os estudos realizados a estes componentes sugerem que todos os frutos secos e sementes de todas as variedades podem ser benéficos para a saúde”.

Mas os pistácios, aliás mais do quaisquer outros frutos de casca dura, podem ajudar a reduzir a pressão alta, alerta Majumdar. Tal deve-se à presença das já referidas gorduras monoinsaturadas, aos fitoesteróis, e ao alto conteúdo de fibra

“Tem também luteína, betacarotenos e  tocoferóis que reduzem os níveis de inflamação no organismo”, salienta.

Qual é a maneira mais saudável de comer pistácios?

Kirkpatrick recomenda que opte pelos pistácios que ainda vêm com a sua casca natural. Já que o processo de ter que os descascar pode ajudar a respeitar as porções. “Ter que retirar a casca leva tempo e esforço, desacelerando assim o processo de consumo de comida, o que por sua vez pode ajudar a que coma com moderação e consequentemente contribuir para a perda de peso”, conclui a dietista.

O Lifestyle ao Minuto já está no Instagram. Siga aqui a nova página

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório